A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) anuncia, para este sábado (23/04), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. O ponto de encontro para início da ação, que será das 8h às 16h na área 7, é a Escola Municipal Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol.
Dessa forma, nos bairros Morada do Sol, Francisco Belo Galindo, Cremonezi, Tapajós, Bela Vista, João Domingos Netto e Brasil Novo terá recolhimento de recipientes. Já nos parques Castelo Branco, Primavera e Watal Ishibashi haverá intensificação do BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros). Nesses três últimos, o agente da VEM fará a visita casa a casa para identificar possíveis criadouros do Aedes.
A orientação da VEM é que os moradores descartem, de fato, os materiais que possam acumular água e servir como criadouros do Aedes, uma vez que o serviço de recolhimento de móveis velhos é disponibilizado pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). Já aos moradores dos bairros que haverá BCC, a recomendação é que acompanhem a visita do agente para que tenham conhecimento sobre os lugares e materiais propícios para proliferação do mosquito.
Paralelo ao mutirão, a VEM confirma mais 262 casos de dengue, o que eleva o registro de positivos para 5.773. Desses, 2.209 foram confirmados em janeiro, 2.154 em fevereiro e 1.410 em março. Além das catalogações, o órgão confirma mais quatro óbitos decorrentes da doença em Prudente, o que faz com que o número de vítimas da patologia aumente para 16. Além disso, informa que outras quatro mortes estão em investigação.
A educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, diz que a OMS (Organização Mundial de Saúde), assim como as autoridades de saúde de Presidente Prudente, consideram a dengue como um dos mais importantes problemas de saúde pública.
“Portanto, a VEM reforça a necessidade da colaboração efetiva da população através de ações preventivas, como evitar vasos de plantas com pratos, manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos sanitários, manter piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, descartar todo material inservível que tenha potencial para criadouro de larvas do Aedes e sempre realizar a troca e limpeza dos recipientes de água dos animais”, pontua.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação