Com o tema ‘Testar, Tratar e Vencer’, segue até dia 16 de novembro em Presidente Prudente, a segunda fase da intensificação da busca ativa por novos casos de tuberculose no Estado de São Paulo.

Na capital do Oeste Paulista, segundo dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), de janeiro a outubro deste ano foram registrados 33 casos, ou seja, 5 a mais que no mesmo período de 2014, quando eram 28 catalogações positivas.

Conforme dados da VEM, os casos deste ano foram registrados em moradores com idades entre 20 e 80 anos dos bairros Alexandrina, Aviação, Boa Vista, Bongiovani, Brasil, Brasil Novo, Caiçara, Cecap, Centro, Chácara Marisa, Dubus, Flores, Humberto Salvador, Icaraí, Itapura, Iti, Liberdade, Luso, Mariana, Maristela, Mendes, Nova Planaltina, Paulista e Regina.

A educadora de Saúde do órgão, Elaine Bertacco, lembra que todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) de Prudente estão envolvidas na busca ativa por novos casos.

Além disso, ela conta que algumas ações serão realizadas até 16 de novembro em parceria com a Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e que as unidades dos bairros Alvorada, Cambuci, Marcondes, Nova Prudente e São Pedro abordarão os pacientes na sala de espera como também na visita casa a casa.

Elaine alerta que em casos de tosse por mais de três semanas os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para que o teste, considerado fundamental, seja feito. “Existe cura para tuberculose e o tratamento é totalmente gratuito”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação