A E.M. Professora Alayde Tortorella de Faria Motta realizou hoje (11) a formatura de 91 alunos das três turmas do 5° ano no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

De acordo com o subtenente da PM e maestro da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), Inácio Bratifisch, que está prestes a se aposentar, a Polícia Militar também realizou o Projeto Educação Cívica na Escola. “Esta é uma iniciativa da PM do estado de São Paulo e da banda CPI-8 de Prudente, em parceria com a prefeitura municipal, secretaria de educação e a câmara de vereadores.”

A Banda da Polícia Militar atende todas as escolas da rede pública de Prudente, do primeiro ao quinto ano. “Neste ano, atendemos aproximadamente 30 escolas com mais de 13.500 alunos. Nós iniciamos no dia 24 de fevereiro na José Carlos João, e encerraremos amanhã na escola Odette Duarte da Costa”, disse Bratifisch.

O subtenente falou que no dia 8 de setembro acontecerá o encerramento oficial e a premiação dos alunos que participaram do concurso de redação e de desenho. Em novembro acontecerá a sessão solene na câmara que também premiará os alunos que venceram o concurso.

Sobre o encerramento das atividades com a banda, Bratifisch, que tem 28 anos de atividade CPI-8 e 28 anos e meio na PM, afirmou que amanhã estará em sua última apresentação. “No momento vou estar me afastando, mas não de imediato. Entre o final do ano e o ano que vem eu efetivo a aposentadoria, no entanto, com a banda, amanhã é meu último dia”, pontuou.

Segundo a diretora Nivea Elaine Santos Vieira, o Proerd é importante porque “ensina as crianças a como dizer não às drogas”, e que conscientiza os alunos sobre os malefícios que o contato com as drogas pode causar.

As aulas do Proerd foram ministradas pela Cabo PM Maria Ana dos Santos. Emocionada, Maria Ana disse que as crianças do Alayde vivem em uma “sociedade diferente”. “Elas precisam de amor dos pais e de mais participação da família em suas vidas.”

A cabo ministrou as aulas uma vez por semana com 50 minutos em cada sala; ao total foram 10 aulas.

Com apenas 10 anos de idade, a aluna Maria Fernanda Vanderley Oliveira, do 5° ano A, captou a mensagem do Programa. “As aulas foram muito boas, eu queria que continuasse nas outras escolas, porque as crianças devem saber que não podem usar drogas. Ela contou o que aprendeu no decorrer das semanas que a cabo PM esteve em sala de aula. “Eu aprendi que Deus não colocou a gente no mundo para sofrer violência, e sim para ficar em paz”. (Por João Victor Guirado)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação