Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado nesta quinta-feira (14/11), a Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Jardim Regina realizou nesta quarta-feira (13), uma palestra com o tema ‘Alimentação Saudável e Diabetes’. A ação, proferida pelo nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Raphael Alves Macedo Bongiovani, contou com a participação de 16 pacientes que integram o grupo de hipertensão e diabéticos da unidade.
De acordo com a gerente da ESF, Elisabete Maria Quissi Martines, além de promover saúde e qualidade de vida aos diabéticos, a intenção é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a patologia. A exemplo, ela cita o controle da alimentação e a prática de atividades físicas. “Essa combinação pode ajudar a prevenir o diabetes”, destaca.
O nutricionista ressalta que muitos pacientes diabéticos não aderem ao tratamento e as orientações nutricionais no cotidiano, o que, segundo ele, pode acarretar, futuramente, em prejuízos à saúde. “Assim sendo, a ação visa reforçar os cuidados que o paciente diabético deve ter, principalmente, com mudança nos hábitos de vida. O tratamento também pode incluir o uso de medicamentos [oral ou injetável]”, frisa.
Dia do Diabetes – A data, mundialmente reconhecida, segundo o Ministério da Saúde, foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas. Assim, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e sociedade em geral. De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação