A Campanha da Vacinação Contra Raiva teve início nesta segunda-feira (05/08) em Presidente Prudente. Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), logo no primeiro dia a iniciativa superou as expectativas. Somente no Conjunto Habitacional Mario Amato 392 animais, sendo 365 cães e 27 felinos, foram imunizados contra a doença. Já no Ana Jacinta, o número foi mais expressivo ainda, foram 646 bichos, sendo 606 cachorros e 40 gatos. No total, foram vacinados 1.145, já que na sede do órgão outros 107 animais garantiram a vacina. “O primeiro dia superou nossas expectativas, tanto que tive que mandar mais doses da vacina para lá”, revela o médico veterinário responsável pelo CCZ, Célio Nereu Soares.

Conforme ele, os números demonstram que a população está atenta e prevenindo que o animal seja acometido com a doença, o que também vai ao encontro a prevenção da patologia em humanos. “Esperamos que a campanha siga nesta mesma trajetória do primeiro dia”, frisa. Ainda segundo ele, o Estado preconiza que sejam vacinadas 80% das populações canina e felina do município, o que contabiliza 38.248 animais, sendo 33.661 cachorros e 4.637 gatos.

“Nos anos anteriores montávamos durante uma semana a campanha e como são vários bairros não conseguíamos atender todos. Fizemos esta mudança e agora atendemos de dois a três logradouros por dia. Como estamos próximos à residência do munícipe e não paramos nem na hora do almoço, não tem como dar desculpas, uma vez que o CCZ trabalha sempre de maneira a facilitar a vida do proprietário do animal”, comenta.

Por fim, Soares lembra que os munícipes que tiverem mais de 10 animais, entre cães e gatos, podem ligar no CCZ, no número 3905-4220, que será agendada a vacinação na casa do proprietário dos bichos. Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) amanhã (6), as equipes estarão concentradas das 9h às 16h no Jardim Vale do Sol (na praça da feira livre) e no Parque Cedral (defronte a unidade de saúde). Já na quarta-feira (7), os bairros contemplados são a Cecap (praça da Rua Ipê Roxo) e Cohab (Praça das Andorinhas). Na quinta-feira (8), Jardim Jequitibás (em frente ao Horto Florestal), Jardim Mediterrâneo (próximo a escola estadual) e no Jardim Aviação (no Ginásio de Esportes Watal Ishibashi).

Muito embora todas as concentrações dos trabalhadores nos logradouros sejam das 9h às 16h, na próxima sexta-feira (9) terá uma exceção. É que as equipes estarão divididas das 9h às 12h na Vila Esperança (próxima a escola Hugo Mielle), Jardim Maracanã (em frente ao Prudentão) e no Jardim Balneário. Já das 13h às 16h, no Residencial Maré Mansa (na praça do bairro), no Jardim das Rosas (Praça dos Imigrantes) e no Jardim Novo Bongiovani (no campo de futebol da Rua Wilson Calza). (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação