A Prefeitura de Presidente Prudente realizará nesta quarta-feira (27/03) às 10h no gabinete do Paço Municipal Florilvado Leal uma reunião conjunta com a Prefeitura de Álvares Machado. A reunião que inicialmente estava marcada para terça-feira (26/03) foi transferida. Na ocasião, será feito o anúncio das obras que serão feitas pela Prefeitura de Prudente e de Machado em relação a revitalização do Balneário da Amizade. O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) receberá a prefeita em exercício de Álvares Machado, Francis Policate (PV).O secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Alcântara, destaca a importância do encontro, já que também é uma preocupação do prefeito Tupã o lado que pertencente a Álvares Machado. “O Balneário da Amizade construído na década de 70 compartilha os territórios de Prudente e Álvares Machado, por isso, o trabalho de revitalização deve ser em conjunto e envolver as duas prefeituras”, explica o secretário.
Parceria entre Prefeitura de Prudente e Álvares Machado:
De acordo com o secretário, a prefeita em exercício se dispôs a acompanhar o munícipio de Presidente Prudente, no projeto de reestruturação, que contará com investimento de R$ 5 milhões, que serão repassados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) conforme novo contrato com a estatal. “Neste primeiro momento vamos apresentar o projeto de revitalização, oferecer suporte técnico e tentar integrar os dois projetos. A intenção é que a prefeita de Álvares Machado possa fazer algumas pequenas intervenções, para solucionar problemas simples em seu território no sentido de poder contribuir com o projeto de revitalização”, resume Alcântara. Na parceria, uma das principais solicitações será em relação a preservação da água. “Com esse grande investimento que Prudente irá fazer na revitalização do Balneário da Amizade, a cidade também depende de Álvares Machado em viabilizar algumas melhorias”, ressalta o secretário.
Balneário da Amizade cartão postal da cidade:
“A intenção é deixar o Balneário da Amizade como um ponto turístico modelo para toda a região, para que as pessoas possam permanecer na cidade e não precisem se deslocar para outras cidades, como Rancharia e Presidente Epitácio buscando um local de lazer”, explica o secretário. Ele revela ainda que a intenção é atrair visitantes de toda região para movimentar a economia de Prudente, como ponto turístico, somado ao complexo aquático da Cidade da Criança. Dentro do projeto de revitalização, a Secretaria de Turismo deve fomentar diversos eventos, ações e atividades no local. “Vamos fazer uma prainha no Balneário, tratar a água para deixar em condições de uso para os banhistas, além de viabilizar a construção de quiosques e outros equipamentos públicos”, explica Alcântara.
Soluções:
De acordo com o secretário, um dos principais problemas em relação a estrutura do local do lado de Machado e que deve ser resolvido através de acordo é em relação a preservação da água, pois, quando chove o Balneário recebe uma grande quantidade de terra, o que prejudica o local. “Por isso, esperamos que Álvares Machado possa conseguir junto ao governo de São Paulo ou com recursos próprios trabalhar na proporcionalidade o seu lado do Balneário para complementar as nossas ações”, comenta. Por outro lado, o secretário destaca que o território de Álvares Machado conta com um grande bosque, que pode ser utilizado para complementar o projeto. Conforme o secretário, a região do Balneário da Amizade terá um grande crescimento com a construção de uma avenida de integração que parte da Avenida Salim Farah Maluf, além de três novos loteamentos que serão feitos na região do Balneário. “É importante o empenho das prefeituras para viabilizar as obras de reestruturação do local”, conclui.
Projeto de Revitalização:
O projeto já está concluído e aprovado com licenças ambientais. A proposta inclui contrução de quiosques, espaço para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, instalação de vestiários para o público; recuperação da água e instalação da prainha; replantio de árvores; ciclovia, campos de futebol de grama e areia, quadra de vôlei de areia, playground, praça de alimentação, além de recuperação de paisagismo, iluminação pública, entre outras benfeitorias.
Sobre a licitação:
A Prefeitura de Prudente suspendeu o prazo da licitação para reorganizar as planilhas de cálculos. O trabalho envolve a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e também o Gabinete. De acordo com o secretário de Planejamento, Laércio Alcântara, dentro de 15 dias a Prefeitura deve reabrir o prazo da licitação com as novas alterações.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação