Assim como fez em janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) vai aproveitar o mês de julho e retornar a partir desta quarta-feira (11/07) às escolas de Presidente Prudente, com o objetivo de eliminar destes locais possíveis focos e potenciais criadouros que servem para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho, batizado de ‘Operação Férias’ e que se estenderá até o retorno das aulas, será feito pelas equipes de imóveis especiais em mais de 80 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino. De acordo com a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, a ação visa orientar os profissionais que atuam nesses espaços no período de ociosidade. “Também queremos esclarecer que diferentemente das pessoas, o Aedes Aegypti não viaja nesse período”, adianta.
Bertacco relata que esse trabalho se faz necessário, uma vez que mais três novos casos de dengue foram confirmados em Prudente. Com isso, o total de datados de janeiro até agora já soma 198. Isso porque até a semana passada eram 195 os já catalogados. “Em razão disso, vamos aproveitar o período das férias escolares para adentrar as unidades e inspecioná-las”, confirma.
Com relação aos novos casos, dois deles foram confirmados no Parque São Matheus que contabiliza agora cinco registros. Eles acometeram duas mulheres, sendo uma de 22 anos e uma outra de 33. Já o terceiro caso foi confirmado no São Lucas, que soma até agora dois registros da doença. O paciente neste caso é um homem de 41 anos. Além das confirmações, outros 40 exames seguem aguardando resultados.
Sobre o trabalho previsto para ter início amanhã, a educadora da VEM conta que kits compostos de adesivos tapa-ralo antiaderente, àqueles que são colocados nos ralos para evitar acúmulo de água, bem como sacos plásticos, para vedar vasos sanitários sem tampa, já estão sendo distribuídos entre as unidades, assim como novos guias básicos sobre o passo a passo para combater o Aedes. “Também foram entregues checklists para as empresas de transporte coletivo, para que essas listas com o passo a passo de como combater o mosquito também possam ser afixadas no interior dos ônibus”, completa.
Ao todo, serão inspecionadas pouco mais de 50 escolas municipais, além de 20 escolas estaduais e 10 escolas particulares.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação