A Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) começa a percorrer os bairros de Presidente Prudente na próxima terça-feira (12/01). E o primeiro destino de seu itinerário, como já informado, será o distrito de Ameliópolis. Lá, até a quinta-feira (19) os moradores poderão conhecer o interior do veículo adaptado, bem como aproveitar tudo que ele oferece, como Internet, cinema, livros, teatro infantil com fantoche, entre outras atividades. Todos os dias, ele estará disponível das 9h às 16h. Para a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, “é de suma importância levar às pessoas, principalmente as que moram em bairros mais distantes, o acesso fácil à cultura”.
“A Biblioteca Móvel oferecerá cultura de uma forma geral, por meio da interação com os livros, além do entretenimento através do cinema e informatização. Nem todos têm facilidade para se locomover e ter acesso à biblioteca central. É para sanar a dificuldade dessas pessoas que existe este ônibus”, comenta. A chefe da Seduc que a proposta do projeto deverá de aguçar a curiosidade da população, por isso ela aposta em resultados positivos. “Acredito que tudo que possamos oferecer para ampliar o conhecimento, aguçar a curiosidade dos munícipes e desencadear essa necessidade de cultura é bem vindo. Afinal, tudo é uma questão de hábitos e motivação”, frisa.
Gerbasi acredita também que a partir do momento em que ações do gênero são realizadas com o intuito de motivar a curiosidade pela leitura, automaticamente as pessoas são despertadas a adquirirem conhecimento através da própria cultura. “A Biblioteca Móvel vai levar acesso à cultura, despertar o interesse das pessoas e motivá-las. Isso é uma ferramenta a mais para que se incentive a população de uma forma geral a buscar conhecimento e cultura”, revela.
Já a secretária de Assistência Social, Regina Helena Penati Cardoso Ferreira, acredita que a Biblioteca Móvel avança na questão da descentralização dos serviços oferecidos pela administração pública, que é meta do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) e do vice-prefeito Marcos Vinha (PT). “O chefe do Executivo sempre pontua que todos os bairros fazem parte da cidade, e que a meta dele é fazer que com todos tenham acesso aos serviços disponibilizados pelo Paço Municipal. Além disso, isso vem fortalecer as ações promovidas pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Esportes, no sentido de oferecer novas oportunidades para as crianças e todo o conjunto da população”, frisa.
Por fim, considerando a meta do Cidadescola em tornar Prudente uma cidade educadora, ela observa a importância de todas as secretarias municipais estarem integradas a esse projeto da Cultura. “Não podemos imaginar que as crianças só aprendem na escola. Aprendem através das diversas opções de ensinos que o município oferece. Se quisermos avanços no processo de conhecimento, temos que dispor de diferentes disponibilidades de aprendizado”, encerra.
Após visitar Ameliópolis, o veículo deve seguir para o distrito de Eneida, permanecendo no local entre os dias 24 e 27. Já entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro será a vez de Floresta do Sul conhecer o espaço. Também no próximo mês, a biblioteca segue para Montalvão, onde ficará do dia 7 ao 10. Logo depois, entre os dias 14 e 17 de fevereiro, quem recebe o ônibus é o Jardim Morada do Sol.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação