Cerca de 90 alunos do curso administrativo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) participam do projeto Alimente-se Bem do Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo o gerente do Sesi, Carlos Roberto Vioto, o programa que é realizado no local desde 2003, consiste em ensinar a comunidade preparar diferentes receitas utilizando totalmente os alimentos e, assim, evitar o desperdício. Eles aprendem reaproveitar cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras.
De acordo com a coordenadora do ProJovem, Antonia Braz, o objetivo é oferecer novas oportunidades aos participantes. Conforme ela, 60 alunos do curso ‘alimentar’ já concluíram o projeto. “Para essa turma foi importante porque eles aprenderam a utilizar totalmente os alimentos. Já para a turma do administrativo, esse curso contribui para que eles saem com uma noção a mais de trabalho e aprendem até a fazer contas. Além disso, são ensinamentos para a vida”, comenta.
O Projovem que é direcionado para os prudentinos entre 18 e 29 anos alfabetizados que não concluíram o ensino fundamental (8ª Série), atende em cinco escolas, sendo: Vilma Alvarez Gonçalves, no jardim Paraíso; Juraci Menezes Peralta, no Humberto Salvador; José Carlos João, na vila Formosa; Odette Duarte da Costa, no Morada do Sol e José Soares Marcondes no Bosque. Nos locais, são oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, alimentar, e administrativo.
O gerente do Sesi destaca que o projeto Alimente-se Bem, que é realizado pelo órgão desde 1999, é gratuito e tem duração de 10 horas. Em Presidente Prudente as aulas são desenvolvidas na sede da Vila Furquim. “As vagas são abertas mensalmente. Toda comunidade pode participar”, pontua.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação