As obras de infraestrutura urbana referentes à primeira etapa de revitalização do Balneário da Amizade, na divisa de Presidente Prudente e Álvares Machado, foram recebidas na noite dessa sexta-feira (15/07), com alegria e satisfação pelos moradores que moram em bairros próximos aquela região, entre eles jardins Vale Verde I, Mediterrâneo e Ouro Verde, além dos residenciais Greenville, Servantes I e Funada. Neste primeiro momento, o projeto de recuperação e revitalização no entorno do balneário custou mais de R$ 1 milhão, segundo o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Batista de Alcântara.

A inauguração ocorreu na área de lazer do Jardim Mediterrâneo e reuniu secretários municipais, vereadores, o deputado estadual Ed Thomas (PSB), além do assessor parlamentar Ronaldo Borges representando o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). O vice-prefeito Marcos Vinha (PT) também marcou presença. Na ocasião, foram entregues 1.800 metros de pavimentação, o equivalente a cinco mil metros quadrados (m²) dos 20 mil m² executados desde agosto de 2010, quando tiveram início os trabalhos. A capa asfáltica melhorou as condições de tráfego nos trechos que vai da rotatória da Avenida Ana Jacinta até o Residencial Greenville, bem como o do sentido da travessia com Álvares Machado, até o obelisco.

Como complemento do projeto, a pavimentação de uma das pistas de acesso ao balneário pela Avenida Ana Jacinta, além de área de lazer construída no trecho final da Avenida Ana Jacinta, também foram entregues à população simultaneamente. Além de contrapartida municipal, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) fez questão de ressaltar que o investimento no local também resulta de emenda parlamentar do então senador e hoje ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante (PT).

“Esta é apenas a primeira etapa da obra que consiste na pavimentação e integração entre o Mediterrâneo e o Balneário. Para que tenhamos todo aquele contorno pavimentado, até o Condomínio Gramado, restaram apenas 300 metros em área que já pertence a Álvares Machado. Inclusive a gente já sabe que os moradores terão amanhã [sábado] reunião com o prefeito daquele município, para solicitar que conclua esse trabalho”, disse. O programa de recuperação total do Balneário da Amizade está orçado em R$ 5 milhões e pretendido para ser finalizado até o fim de 2012. A proposta da atual gestão é transformar aquele local que não recebia melhorias há mais de 30 anos, para que a população volte a utilizá-lo como área de lazer.

O presidente da Associação de Moradores do Jardim Mediterrâneo, e que responde também pelos residenciais Greenville e Fundada, além do Vale Verde I, Donizete Teixeira Cerqueira, teceu elogios a atual administração que cumpriu com a promessa antiga de melhorar o acesso ao balneário. “Entrou prefeito, saiu prefeito e ninguém, absolutamente ninguém, fez nada pelo balneário. Só teve um que peitou de frente o problema: o prefeito Tupã, que tem tido uma visão futurista. Aonde ele coloca a mão a obra sai. Estamos muito felizes com o asfalto em uma das pistas de acesso ao balneário, além da pavimentação em seu entorno”, disse, entusiasmado. (Foto – Marcos Sanches)

Fonte: Secretaria de Comunicação