Para concluir a informatização e integração da Rede Municipal de Saúde que teve início em 2009, a Prefeitura de Presidente Prudente apresentou o projeto de informatização ao Ministério da Saúde. A proposta resultou na liberação do recurso de R$ 701.200,00 mil através da publicação da Portaria n° 4.075, de 17 de dezembro de 2010. Com o recurso serão adquiridos 121 computadores, 62 impressoras, além de rádios e cabos de fibra ótica para interligar as 28 unidades de saúde. Com isso serão interligadas todas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. A interligação por fibra ótica das unidades de saúde possibilitará o acesso à Internet banda larga e a utilização de um sistema próprio de prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto integra o processo de informatização que teve início em 2009 pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB). A implantação do projeto conta com o envolvimento da Secretaria de Saúde e Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) que ficará responsável pela manutenção preventiva e corretiva. Segundo o secretário de Tecnologia, o sistema deve gerar uma economia de quase R$ 5 mil mensais, que atualmente são gastos com contratos de Internet em todas unidades de saúde. “Com a implantação do sistema de fibra ótica, futuramente a intenção é gerar economia com o sistema de telefonia já que a rede intranet possibilitará o trafego de voz sem o custo de uma ligação”, explica Alessi.

De acordo com o secretário da Setec, Rogério Alessi, o orçamento deverá ser utilizado após a aprovação de lei municipal da suplementação do recurso pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, que deve ocorrer ainda no mês de maio. “A intenção é interligar todas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF) à Secretaria de Saúde através do sistema informatizado que conta com cabos de fibra ótica e rádio”, explica Alessi.

Os computadores contemplam quase 30 unidades de saúde, entre UBSs, ESFs, além dos seguintes serviços de saúde: Centro de Tratamento Odontológico Dr. Alberto Fernandes; Ambulatório de Atendimento de Vitimas de Abuso e Exploração Sexual (Aaveas); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Caps e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Conforme o secretário de Tecnologia, o projeto deverá contribuir com a gestão operacional dos diversos pontos de atendimento, visando a organização e o acesso dos pacientes aos serviços, além de agilizar os processos.

Com a implantação do projeto, Prudente deve elevar ainda mais a qualidade do atendimento de saúde prestado a população, além de aperfeiçoar os mecanismos de gestão na área de saúde. A proposta deve beneficiar em torno de 210.000 pessoas. O secretário ressalta que através da incorporação de tecnologias de informação na área de saúde, as equipes devem estabelecer o conceito de prontuário eletrônico. “O projeto possibilitará o trafego de dados em alta velocidade, integrando os usuários através da base de dados já existente, possibilitando os controles e a gestão do sistema de saúde”, resume Alessi.

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÂO