O curso de capacitação e Educação no Trânsito promovido pela Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) de Presidente Prudente realizado nesta quinta-feira (28/01) das 8h às 18h, no 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) contou com a inscrição de aproximadamente 41 pessoas entre professores, coordenadores do Projovem e da rede municipal de ensino, além funcionários da Semav e da Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart). O curso ministrado pelo sargento Neves e sargento Júnior têm como objetivo orientar e preparar os professores para transmitir em sala de aula informações sobre educação no trânsito.

Conforme o Tenente Coronel Geraldo Nespoli Berardinelli, comandante geral do 18º Batalhão, o objetivo é conscientizar os jovens a serem condutores responsáveis no futuro. "Verificamos que a quase totalidade dos acidentes decorre de uma infração de trânsito, e da inobservância das regras", comenta. "Temos a intenção de oferecer constantes cursos sobre o tema em parceria com a Semav e o Projovem", acrescenta.

Segundo a coordenadora do Projovem Roseli Soares Furlan, o curso vem ao encontro da proposta curricular desenvolvida pelo projeto, com o tema 'Seja paciente no trânsito, para não ser paciente no hospital'. "Com o curso oferecido, os professores podem vivenciar esse treinamento dentro dos núcleos do projeto, para atuar na capacitação dos alunos", explica.

Os alunos Projovem também participam da campanha de trânsito da Semav Pela segurança! Pela vida!, com a entrega de panfletos educativos e orientação dos motoristas nesta quinta-feira (28/01) na avenida 14 de Setembro e nesta sexta (29/01) na avenida Juscelino Kubichek, das 8h às 11h30.

"Com essa atividade, os alunos do Projovem pretendem despertar na comunidade e principalmente na juventude, a conscientização sobre a importância da prevenção dos acidentes de trânsito", ressalta Roseli.

O curso é realizado pela Semav em parceria com a Polícia Militar e Projovem, inclui palestras didáticas e atualizações sobre Educação no Trânsito, Legislação de Trânsito, Papel dos órgãos públicos, Cidadania, Leis que envolvem crianças, Objetivo da educação no trânsito, entre outros. Participam do curso as coordenadoras das escolas da rede municipal que irão receber o projeto piloto de Educação no Trânsito.

Fonte: Assessoria de Comunicação