As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente irão receber em janeiro 40 computadores. Conforme o secretário municipal de Saúde Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, o sistema informatizado irá facilitar todo atendimento como marcação de consultas e exames em todas as unidades.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação Rogério Alessi, foram investidos R$ 42 mil em equipamentos de alta tecnologia. Essa é a segunda aquisição do ano, no primeiro semestre foram 100 computadores, distribuídos nas pastas de Educação e Saúde. O objetivo é poder disponibilizar para o médico o prontuário eletrônico do paciente, substituindo o serviço que era feito manualmente, além de poder realizar as receitas. "O sistema informatizado irá possibilitar que o médico tenha acesso ao prontuário do paciente em qualquer UBS", acrescenta Alessi.

De acordo com o coordenador de Informática da secretária da Saúde Antônio Faucz Filho, a aquisição dos computadores trará mais eficiência ao atendimento e cadastro dos pacientes. "A intenção é colocar um computador em cada consultório médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O cadastro do paciente será totalmente informatizado, feito diretamente no computador", explica.

Segundo Filho, o sistema no consultório será interligado às farmácias da UBSs. "Caso o médico prescreva algum medicamento, a farmácia da UBS já recebe o comunicado instantaneamente", diz. Os computadores estão sendo formatados pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) e serão entregues em janeiro, beneficiando 16 Unidades Básicas de Saúde e 11 Postos do Programa Saúde da Família.

Fonte: Assessoria de Comunicação