Como forma de ganhar tempo e acelerar o andamento do arrastão de combate à dengue - prejudicado nos últimos dias em decorrência das chuvas -, a Vigilância Epidemiológica Municipal de Presidente Prudente prevê para a próxima semana, trabalho simultâneo nas outras seis áreas delineadas para receber a visita dos agentes de saúde. Nelas, conforme levantamento, existem 70.300 propriedades, entre imóveis e terrenos baldios situados em 107 bairros, que devem receber a ação.

Conforme a coordenadora Vânia Maria Alves, a meta do município é finalizar o trabalho o quanto antes para evitar uma possível epidemia de dengue no próximo verão. Nas casas visitadas, agentes orienta moradores sobre como agir, para evitar possível proliferação, focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Até esta sexta-feira (18/12), a Vigilância Epidemiológica pretende finalizar a medida preventiva na área 3 - composta de 20 bairros -, única que desde o dia 30 de novembro recebe a visita de todos os agentes do município. "Para as outras seis áreas, ficou acertado que cada equipe de agentes percorrerá seus respectivos setores", informa Alves.

A atual área visitada (área 3) foi priorizada porque entre novembro e dezembro, o índice de breteau, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, chegou a 9,07, isto é, número acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera entre 1 e 2 tolerável.

Fonte: Assessoria de Comunicação