Para celebrar o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Combate às Endemias e de Zoonoses, comemorado em 4 de outubro, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promoveu um encontro especial em homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente da atenção básica e da prevenção às arboviroses no município.
O evento reuniu cerca de 150 agentes, responsáveis por levar orientação, acolhimento e ações preventivas até os moradores. A programação contou com palestra motivacional sobre liderança e propósito, ministrada por Astromar Miranda Braga, além de sorteio de brindes. A parte musical ficou por conta do Maestro Julião, que apresentou um repertório variado, do sertanejo raiz ao pop.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, destacou a importância dos agentes como elo direto entre o poder público e a comunidade.
“Em janeiro passamos por uma situação complicada, enfrentando a epidemia de dengue. E vocês não mediram esforços para combater o mosquito e proteger nossa população. Agora já estamos nos preparando para que Prudente não sofra com a dengue neste período de calor e chuvas”, ressaltou.
O prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, acompanhado do vice-prefeito José Osanam, também participou da comemoração e expressou gratidão pelo trabalho desenvolvido pelos agentes.
“Vocês são fundamentais para a saúde da nossa cidade. Estão todos os dias nas ruas, de casa em casa, cuidando das pessoas e ajudando a salvar vidas. Nosso reconhecimento e respeito a cada um que veste essa camisa com dedicação e amor pelo que faz”, afirmou Tupã.
Além da celebração, o encontro marcou o início do período de intensificação das ações de combate às endemias. Nesta época do ano, com o aumento das temperaturas e das chuvas, cresce o risco de proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Os agentes passam a reforçar as visitas domiciliares e as ações educativas, orientando a população sobre a eliminação de possíveis criadouros. O trabalho conta com o apoio do programa Prudente + Limpa, que percorre os bairros recolhendo itens inservíveis. O calendário completo da ação está disponível em: linktr.ee/prefprudente.
Fonte: Secretaria de Comunicação