Professores e gestores de educação da região de Presidente Prudente se reuniram nesta terça-feira (31/10), no auditório do Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), para se capacitarem quanto às mudanças previstas na Base Comum Curricular, que deve ser implantada em 2018 em toda a rede pública e particular de ensino do País.

A coordenadora-geral de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), Carolina Helena Michelli Velho, foi a responsável por transmitir aos educadores as diretrizes previstas no documento, que irá nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas das escolas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Na reunião desta terça-feira, o foco foi a educação infantil. De acordo com a secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, o teor do documento já está em sua terceira versão, após sofrer modificações sugeridas por professores e dirigentes de ensino. A proposta é que o novo sistema seja implantado de forma “coletiva”, ou “regionalizada”, garantindo que a Base Comum Curricular seja eficaz e entre em vigor mais rapidamente.

Para a secretária de Educação de Santo Anastácio, Lair do Carmo Nascimento Bressa, o encontro permitiu compreender melhor “o que o Ministério da Educação planeja com a Base Comum Curricular”. “Pela fala da professora Carolina, percebemos que a meta é direcionar a educação brasileira para a formação humana integral do aluno, desenvolvendo novas habilidades e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”, declarou.

Durante o encontro, cerca de 50 alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, matriculado na EM Ettore Marangoni, presentearam o público com apresentações de balé e metais.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação