O subtenente Luna do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente ofereceu na tarde desta quinta-feira (11) um treinamento de busca e salvamento no lago do Parque Ecológico Cidade da Criança para os guarda-vidas do parque.

As orientações foram comandadas pelo Subtenente Ademir de Luna Arruda acompanhado pela coordenação do Parque Aquático e pela Secretaria Municipal de Turismo.

O treinamento visa renovar as técnicas de resgate de vítimas, e preparar os guarda-vidas para atuarem no retorno dos pedalinhos. “O objetivo é aprimorar as técnicas dos guarda-vidas da Cidade da Criança, que atuam no Parque Aquático, ou seja, em um ambiente controlado, porém, com a reativação dos pedalinhos, eles passarão a agir também no lago, uma área aberta”, explica o subtenente Luna.

O trabalho de guarda-vidas na piscina é um pouco mais tranquilo em comparação a atuação em ambiente aberto porque a profundidade, a visibilidade da água, o limite físico e a presença de vários monitores ajudam na prevenção e possíveis salvamentos.

O guarda-vidas, Leandro Dias Feba, lembra que a área de cobertura no ambiente controlado, como o Parque Aquático, é menor o que garante maior segurança. “No lago o espaço extenso exige mais atenção, já que a visibilidade não é a mesma, mas os procedimentos de salvamento são semelhantes”, disse.

“O último recurso do guarda-vidas é entrar na água, a orientação, a prevenção e o amparo dos equipamentos necessários, para atuação são indispensáveis para a segurança do profissional e dos usuários. Um par de nadadeiras adequado, flutuadores e coletes salva-vidas”, finaliza o subtenente.

O guarda-vidas, Ricardo Campeão Sanches, conta que treina regularmente natação em um clube de Prudente. “A reciclagem de salva-vidas é realizada uma vez a cada dois anos, eu tenho a oportunidade de treinar de quatro a cinco vezes na semana o educativo e o específico na água durante uma hora e meia, além dos treinos realizados frequentemente no Parque Aquático e no lago com os outros salva-vidas”, destaca.

A presença do Corpo de Bombeiros colaborou para que a equipe de guarda-vidas da Cidade da Criança ampliasse os conhecimentos sobre a atuação em ambiente aberto. “As orientações ajudam a refletir sobre a melhor atitude a ser tomada em determinada situação, todo treinamento é sempre válido, o importante é estar preparado”, pontua o guarda-vidas Alan Pereira de Andrade. (Colaboração Thais Ferreira – Assessoria de Imprensa da Cidade da Criança).

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação