Com intuito de dar voz às crianças, os 5º anos das escolas municipais Padre Emílio Becker e Carmen Pereira Delfin participaram, na manhã desta quarta-feira (13/04), do Projeto ‘Pequeno Cidadão’, ação que integra a revisão do Plano Diretor de Presidente Prudente.
Durante a atividade, promovida pelo Governo Municipal, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), em parceria com a Facopp (Faculdade de Comunicação Social) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), os meninos e meninas puderam falar, bem como mostrar através de desenhos, o que querem para cidade.
“É uma parceria com os alunos da Facopp que está inserida no processo de dar visibilidade à questão de cidadania. A revisão do Plano Diretor teve início com caráter diferenciado, de mobilização, integração entre as pessoas para verificar os rumos da cidade. A ação com os alunos dos 5º anos segue na intenção de na próxima revisão tenhamos adolescentes mais pontos e críticos para olharem a cidade, participarem de conselhos e audiências públicas, questionários e de todas as ações que a Prefeitura fizer”, destacou Paulina Paulino, professora que integra o Grupo Técnico da Seplan.
A professora acrescentou dizendo que a revisão do Plano Diretor é um trabalho constante e que a proposta com a ação é de fato formar grupos mais críticos dentro da sociedade. “Quando a Prefeitura abraça, como a Seplan abraçou, a questão de trazer e ouvir o povo e entender o que os munícipes precisam e mostrar o que a Prefeitura pode fazer, isso é um Governo participativo. Não existe ponto final. Existe uma sociedade que cresce, evolui e muda. Junto com essa mudança, as necessidades também mudam e o Governo tem que acompanhar”, destacou, complementando ainda que mais que formar grupos críticos dentro da sociedade prudentina, a intenção é mostrar às crianças que mesmo pequenas elas podem ser ouvidas.
É válido afirmar que outras unidades receberão a mesma iniciativa na próxima quarta-feira (20), sendo a Pedro Furquim, a partir das 8h, e a Vilma Alvarez, às 10h. A Escola Municipal Catarina Martins Artero também já foi contemplada com a ação. Além dessas, todas as que possuem ensino fundamental participam do concurso de desenho “Que bairro eu desejo ter daqui cinco anos?”. Cada unidade escolherá os dois melhores para que sejam postados no site da revisão do Plano Diretor, que é o http://presidenteprudente.sp.gov.br/planodiretor/.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação