O secretário municipal de Assuntos Viários, Luiz Abel Gomes Brondi, afirmou, nesta sexta-feira (10) que a regulamentação das profissões de mototaxi e motoboy, através de projeto aprovado pelo Senado Federal na última quarta-feira, vai ajudar o poder público municipal.
Segundo Brondi, a regulamentação destas categorias já era feita pelas Prefeituras e agora é preciso aguardar uma definição do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que o executivo municipal possa adequar também suas normas.
"Acredito que seja muito bom para todos [a regulamentação das profissões], porque passamos a ter o aval do governo federal quanto às fiscalizações. Além disso, no caso das agências de mototaxis, vai haver uma melhor organização da classe", cita Brondi.
No que se refere aos mototaxis autônomos, Brondi prevê dificuldades dos trabalhadores na adequação às novas leis. "A maneira de garantir a segurança é através do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro, e às regras que ele estabelece. Por isso, acho que eles terão um pouco mais de dificuldade para colocar em prática todas as normas", opina. Além da regulamentação pelo Senado, na quarta-feira, e pelo Contran, que ainda deve ocorrer, o projeto precisa ser sancionado presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Presidente Prudente, a Semav (Secretaria de Assuntos Viários), por determinação do prefeito Milton Carlos de Mello, "Tupã", realiza o trabalho de fiscalização de mototaxis e agências que oferecem este tipo de serviço semanalmente. Tupã exige que todos estejam de acordo com as regras, já que o principal objetivo é preservar a integridade da população, que utiliza mototaxis como meio de transporte.
Fonte: Assessoria de Comunicação