Com o objetivo de elaborar o Plano de Arborização para Presidente Prudente, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ recebeu nesta quinta-feira (16/01) no Gabinete do Paço Municipal, o vereador Ênio Perrone e o secretário do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues. Na ocasião, foi discutido o projeto que tem objetivo desenvolver uma legislação específica com envolvimento das secretarias municipais visando fortalecer a proposta de arborização da cidade. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) Prudente conta com cerca de 75 mil árvores plantadas no perímetro urbano.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, a Prefeitura de Prudente realizará um levantamento de todas áreas que serão incluídas no plano de arborização, como calçadas, praças, fundos de vale, praças, dentre outras áreas de preservação ambiental. Segundo ele, após estabelecer o formato do plano, o próximo passo é de estabelecer as parcerias e realizar o lançamento. O secretário da Semea adianta que o plano de arborização contará com o envolvimento de diversos parceiros, como entidades, clubes de serviços, empresas, setores institucionais, comunidade em geral, além de vincular a proposta ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, que foi instituído recentemente.
Conforme o vereador Ênio Perrone, o projeto foi apresentado ao prefeito Tupã com a expectativa de que a meta de atingir 200 mil árvores somadas as 75 mil já existentes, para viabilizar novas áreas verdes para Prudente. Segundo ele, a intenção é despertar a consciência ambiental na população. Além da Semea, a elaboração do plano contará com o envolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos e apoio da Câmara Municipal de Prudente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação