A Seduc (Secretaria Municipal de Educação), através da Coordenadoria de Gestão Pedagógica, iniciou hoje no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação), mais uma ação de formação continuada na área da Educação Inclusiva.O curso "Autismo e Método Teacch" é direcionado para a formação de professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado), professores da rede municipal que tiveram interesse pelo assunto e de técnicos da Seduc. Foram selecionados 31 profissionais.O curso é ministrado pela terapeuta ocupacional e psicopedagoga Viviane Costa de Leon hoje e amanhã; e pela coordenadora Pedagógica da Seduc, Jussara Oliveto Miralha no dia sábado (29/06) durante o dia todo.

Segundo Jussara, atualmente há um número crescente de alunos com avaliação de transtornos globais do desenvolvimento, dentre os quais encontram-se alunos com autismo. “Cada criança é única, e apresenta necessidades específicas que a escola deve desenvolver. Nesse sentido, há a necessidade de se formar cada vez mais os profissionais da educação para atender a essa necessidade, buscando estratégias que permitam o pleno desenvolvimento desses educandos”, justifica.

A terapeuta ocupacional explica que o transtorno do espectro autista é caracterizado por prejuízos acentuados em três áreas do desenvolvimento: linguagem, cognição e socialização. “As estratégias do Método Teacch oferecem ferramentas psicoeducacionais que possibilitam a diminuição das condutas inadequadas a fim de aumentar a autonomia de crianças, adolescentes e adultos com o espectro”.

Currículo: Viviane Costa de Leon – terapeuta ocupacional, especialista em psicopedagogia, mestre e doutora em psicologia do desenvolvimento com vários treinamentos no método teacch nos estados Unidos, Suíça e Bélgica. Residiu durante um ano na Suíça onde atuou na área da Educação de crianças com autismo na Foundation pour Lês enfants Autistes. Doutora pela UFRGS e Université de Toulouse II. Professora horista da Facinter Internacional e atende em consultório particular. Autora de 7 capítulos sobre o Método Teacch. (Por Samanta Cardoso – MTb 37.496)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação