A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta terça-feira (04/06) mais 267 casos de dengue em Presidente Prudente. Com as novas catalogações, o município soma agora 2.643 acometidos com a patologia. Do montante, 1.481 são mulheres e 1.162 são homens. Segundo dados da vigilância, desde o final de abril está havendo uma queda no número de notificações de registros suspeitos. No entanto, alguns exames ainda aguardam resultado laboratorial.

“Observamos a partir da data que as notificações diminuíram. Entretanto, o número de resultados positivos ainda é superior ao de negativos. As catalogações positivas não vão parar, mas acreditamos que daqui pra frente a incidência será menor”, comenta a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves.

Muito embora a temperatura esteja diminuindo, ou seja, as condições climáticas já não são mais tão propícias para proliferação do Aedes Aegypti, vetor da dengue, Alves conta que o conselho continua sendo o mesmo, que os munícipes fiquem atentos ao quintal de sua residência e elimine sempre os criadouros do mosquito. “Se estamos tendo casos, ainda temos o mosquito adulto contaminado. Então é fundamental que eliminemos os focos”, aconselha.

Combate – Segundo o coordenador do Controle de Vetores da VEM, Luís Cláudio Greghi, as equipes do bloqueio de criadouros estão concentradas nos parques Furquim, Shiraiwa e Santa Fé. Já amanhã (5), o mesmo serviço deve ter início na Vila Santa Helena. Os trabalhadores que atuam frente a nebulização acompanham o bloqueio de criadouros. Assim sendo, estão no Furquim, Shiraiwa e Santa Fé. Por fim, ainda no Residencial Funada e no Jardim Mediterrâneo é realizado o trabalho casa a casa, em que os agentes adentram a residência dos munícipes e ‘vasculham os quatro cantos do local’ aconselhando os moradores. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação