Mesmo com a prorrogação pela terceira vez da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, que segue até às 17h da próxima quarta-feira (29/05), os munícipes de Presidente Prudente que integram os grupos prioritários parecem que não se preocuparam em procurar uma unidade de saúde para garantirem a dose da vacina. Prova disso, é que desde a segunda-feira (20/05) – quando a Secretária Municipal de Comunicação divulgou o último balanço da iniciativa –, até esta sexta-feira (24), o percentual de imunizados aumentou apenas 0,84%, passando de 76% para 76,84%.

“Infelizmente observamos que as pessoas não estão preocupadas”, comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva. Segundo dados passados pelo órgão, foram imunizados até agora 26.673 prudentinos. Deste montante, 22.089 são idosos, o que representa 77,32 deste grupo; 2.996 crianças, o que compreende 77,24; 1.316 gestantes, que totaliza apenas 67,84%; e 272 puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebês até 45 dias, o que soma 85,27%.

“Faltam poucos idosos e crianças para chegarmos a meta de 80%. Acreditamos que os pais ainda vão trazer seus filhos e que os idosos vão procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. As puérperas já passamos dos 80%, o que é um número expressivo. O que pode-se notar é que o número de gestantes continua baixo, estamos apenas atingindo quase a casa dos 68%. É um grupo que tem risco de ter as complicações da gripe e ainda é ainda há um baixo comparecimento de futuras mães”, pontua.

De acordo com Silva, para que a campanha atinja a meta, foi pedido a Educação que cole cartazes nas escolas de ensino infantil, ou seja, as que atendem crianças de até cinco anos, lembrando os pais que a Campanha de Vacinação Contra Influenza tem continuidade em Prudente até o dia 29. Ainda segundo ela, toda Rede Municipal de Saúde recebeu também orientações para que verifiquem se os pacientes que passarem por consultas integram os grupos de prioritários e se já garantiram a imunização contra a doença. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação