210 educadores da rede passarão por formação para melhorar o processo de alfabetização na rede de alunos de 6 a 8 anos.
Será lançado neste sábado (27/04) no Ceforppe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o objetivo de alfabetizar todas as crianças do 1º até o 3º ano do Ensino Fundamental I, da rede municipal de ensino, com a otimização da atuação dos educadores.
O pacto é um compromisso formal assumido entre governo federal, estados e municípios. A proposta consiste em garantir alfabetização com qualidade as crianças até os oito anos de idade, objetivo este que será alcançado através das aulas com professores capacitados no processo de formação continuada, ministrado por orientadores de estudo.
Os professores que participam do programa serão supervisionados pela equipe da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na pessoa da professora Renata Junqueira, onde as coordenadoras pedagógicas da Seduc: Simone Deák e Sandra Tavares Barbosa, atuarão como formadora e coordenadora responsável, respectivamente. Serão vários encontros, com a duração total de dois anos e carga horária total de 240 horas. Os professores participantes do curso que atendem aos requisitos do Ministério da Educação receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200 mensais. Todos os 210 professores receberão certificados no final deste ano.
Segundo a coordenadora pedagógica da Seduc, Sandra Tavares Barbosa, mais de 5.500 alunos serão beneficiados através do Pnaic. “São várias as vantagens dessa formação. Durante as aulas, os professores desenvolverão atividades práticas, com a utilização de textos, jogos e vídeos educativos. Cada classe terá uma pequena biblioteca com acervo literário”.
Para a secretária municipal de educação, Ondina Barbosa Gerbasi, a implantação do programa é fundamental e já é considerado um marco na história da educação brasileira. “O Pnaic vem ao encontro de nossas expectativas, pois está formando nossos professores para que possamos aplicar uma metodologia forte e qualitativa no ensino, melhorando a educação como um todo”, disse.
Após a cerimônia de lançamento, terá início a primeira aula, onde os professores que participarão da capacitação serão com oito orientadores de estudo. O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ participará da abertura do evento. Na ocasião também estarão presentes representantes da Unesp, diretores e especialistas em Educação da rede municipal. (por Samanta Cardoso - MTB 37.496)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação