A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a partir de segunda-feira (15/04) a 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A mobilização ocorre até o dia 26 deste mês em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) de Presidente Prudente. O atendimento nas unidades é das 7h30 às 17h. A campanha é direcionada aos grupos prioritários, que é comporto por pessoas que podem ter mais complicações em relação a doença, que são: os idosos, gestantes, puérperas ou parturientes, ou seja, as mulheres que tiveram bebê recentemente, crianças menores de dois anos e pacientes crônicos de 2 a 59 anos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Vânia Maria Alves Silva, neste ano a campanha pretende vacinar 34.172 pessoas, que compõem o público prioritário. Deste total: 3.879 são crianças a partir dos seis meses de idade e menores de dois anos; 1.940 gestantes; 323 mulheres que tiveram bebê recentemente; além de 28.570 pessoas com 60 anos ou mais. Segundo a coordenadora, neste ano, a campanha tem como meta vacinar pelo menos 80% da população que integra os grupos prioritários.

Em Prudente, a campanha nacional ‘Dia D’, ocorre no sábado (20/04) das 9h às 17h em todas as unidades de saúde. A Vigilância também prepara um cronograma com diversos pontos volantes de vacinação em supermercados e demais locais de grande movimentação. No sábado a mobilização também ocorre na Praça 9 de Julho, no centro de Presidente Prudente, que receberá a tenda da vacinação com atendimento das 9h às 17h.

Neste dia é comemorado o Dia de Mobilização Nacional de prevenção e combate a doença. Para receber a vacina, o público prioritário precisa comparecer aos postos de saúde com a caderneta de vacinação e um documento pessoal, preferencialmente o RG. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza tem como objetivo prevenir a gripe, e ao mesmo tempo diminuir as complicações causadas pela doença, número de internações, bem como de óbitos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação