O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que estão abertas as inscrições para população de Presidente Prudente referenciada no programa Bolsa Família para se escrever no serviço gratuito, que oferece a castração de cães ou gatos. Conforme o médico veterinário e diretor do CCZ, Célio Nereu Soares, o serviço é gratuito e direcionado para a população de baixa renda, inscrita no programa. “Os interessados devem efetuar a inscrição pessoalmente ao CCZ, com o preenchimento de ficha de inscrição e apresentação do documento pessoal e do cartão do programa do Bolsa família, além do comprovante de endereço. Os dados serão anotados para a triagem e após avaliação serão atendidos no programa de castração do CCZ, que fica responsável por buscar e entregar o animal na residência da pessoa”, explica.
De acordo com o diretor do CCZ, para oferecer o serviço gratuito a população de baixa renda a Prefeitura adquiriu o trabalho de castração por meio de licitação em clínica veterinária particular. “O objetivo é de atingir a população que não tem condições de levar o animal numa clínica particular e com isso, promover o controle efetivo da população de cães e gatos”, destaca o secretário. “O projeto inédito teve início em 2011 através da parceria realizada com as clínicas particulares. O CCZ disponibilizava os materiais e as clínicas parceiras executavam o serviço. No entanto, a quantidade de clínicas parceiras do projeto diminui, por isso, a Prefeitura teve que realizar licitação neste ano, para adquirir o serviço”, explica Soares.
“Com o início do processo de castração neste ano, a expectativa é de realizar pelo menos 80 castrações por mês. Sendo que até o final de 2013 o número deve superar mais de 960 cães e gatos”, adianta. “Trata-se de um trabalho inédito de castração de cães e gatos, que é oferecido pelo município e que deve atingir o maior número de cães e gatos na história da cidade”, destaca o diretor. Em 2011, através da parceria com as clínicas particulares, o CCZ realizou 332 castrações de cães e gatos. Já em 2012 foram 161 cães e gatos castrados no período de janeiro a dezembro.
O diretor do CCZ reforça que o serviço de castração gratuita será direcionado somente para população de baixa renda assistida pelo programa Bolsa Família. Segundo ele, a iniciativa também atende ao Decreto Estadual de nº 55.373, de 28 de janeiro de 2010, onde foi instituído o Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos e a Lei Estadual nº 12.916, de 16 de abril de 2008.
O projeto de castração de cães e gatos teve início na gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), trata-se de um projeto inédito, sendo que consta nenhum registro anterior ao ano de 2009 em relação ao assunto. O CCZ desenvolveu desde o início da gestão o cronograma de trabalho com diversas ações que estão em execução, dentre elas: chipagem em cães e gatos para identificação dos animais; controle efetivo de cães e gatos através da castração gratuita para pessoas de baixa renda.; controle das zoonoses através da conscientização e da coleta de sangue em animais para detectar a leishmaniose, incentivo a posse responsável dos animais, dentre outras ações.
Serviço: A pessoa inscrita no programa Bolsa Família deve comparecer no CCZ que fica na Rua Presidente Castelo Branco, 93, Parque Castelo Branco. O horário de atendimento de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações através do telefone (18) 3905-4220.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação