Com o objetivo de discutir a articulação em torno do programa ‘Guarda Mirim Ambiental’, os representantes das pastas municipais e da Coordenadoria da Juventude de Presidente Prudente estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A iniciativa integra a proposta do programa ‘Município Verde Azul’ e, ao mesmo tempo, trabalha com os jovens a temática do meio ambiente. O encontro contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues e a técnica Eliana Junqueira, a secretária de Assistência Social, Regina Helena Penati Cardoso Ferreira e do responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude, Juliano Borges. Estiveram presentes também as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Vera Lucia Fioravante, Coordenadora de Gestão Pedagógica e Roseli Soares Furlan, Coordenadora do Departamento do Ensino Fundamental, e por fim, o representante da Secretaria Municipal do Turismo, Marco Antonio de La Casa.

A reunião que foi realizada no início desta semana tem como objetivo discutir a implantação do programa voltado aos jovens adolescentes em Presidente Prudente. O programa que tem o aval do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), objetiva ressaltar principalmente a importância da educação ambiental buscando proporcionar aos participantes mudanças de comportamentos e valores sociais, econômicos, culturais, ecológicos e turísticos. “A ideia do programa é trabalhar estas ações por meio de uma educação voltada para o exercício da cidadania e de ações coletivas que possam enfrentar os desafios socioambientais”, explica Juliano Borges.

No encontro ficaram definidas algumas questões técnicas referentes ao programa e também em relação ao convite para que entidades e organizações possam ser parceiras neste projeto. De acordo com Portella, “a ação estruturada que tem como foco a educação ambiental é de suma importância. É bom para a cidade que buscar melhorar sua posição no ranking do programa ‘Município Verde Azul’ e, ao mesmo tempo, trabalha com os jovens a temática do meio ambiente, conscientizando-os do seu papel enquanto cidadão ambientalmente responsável”.A próxima reunião do grupo ficou agendada para o dia 23 de março na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação