A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está empenhada em colher o número máximo de amostras de sangue canino para verificação de Leishmaniose Visceral Americana. Prova disso, é que nesta semana o órgão dá continuidade no plantão de coleta e anuncia o serviço no Jardim Humberto Salvador. Lá, a empreitada será realizada nas próximas quinta (21/02) e sexta-feira (22), bem como sábado (23), sempre das 9h às 15h. De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, o trabalho é promovido também no sábado para os munícipes que não estavam em sua residência para coleta do sangue do animal durante a semana.

Muito embora nesta semana a empreitada contemple os moradores do Humberto Salvador, nesse último sábado (16), a coleta foi finalizada no Jardim Paulista. Conforme Soares, somente no sábado foram coletadas 200 amostras. Somada as demais, colhidas nas últimas semanas, o bairro totalizou mais de 700. “Algumas pessoas que tinham pendências com o CCZ aproveitaram a oportunidade e levaram seus cães no plantão. Outras preferiram levar o resultado do exame de sangue do cachorro, o que também é válido para nós”, comenta.

A partir de hoje (18), como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), àqueles munícipes residentes no Paulista e que não levaram seu cão para coleta de sangue, começaram a receber notificação com o prazo de 30 dias para levarem o animal ao CCZ ou o resultado negativo do exame para LVA. O CCZ deu iniciou também hoje no envio dos autos de infração no valor de 180 Unidades Fiscais Monetárias (UFM’s), que equivale a R$ 477,84, para os prudentinos que já haviam recebido o aviso há mais de 30 dias e neste período não levaram o cachorro para coleta.

Os munícipes que ainda não levaram o cão para coleta de sangue do animal podem ir até o CCZ, que fica na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O horário para coleta é das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone (18) 3905-4220. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação