A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na manhã desta sexta-feira (27/12), a confirmação de mais seis registros autóctones de dengue em Presidente Prudente. Todos eles são referentes ao mês de dezembro. Dos novos casos contraídos dentro do próprio município, dois foram detectados no Jardim Paulista. Já os bairros Sítio São Pedro, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Vila Geni e Morada do Sol tiveram um caso cada. Neste último, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), foi o primeiro de que se tem notícia desde a fundação do bairro. Por causa das novas catalogações, Prudente contabiliza agora 239 registros da doença datados de janeiro a dezembro. Isso porque até o último dia 17 eram 233.

Embora o ano já esteja terminando, a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, diz que esse número ainda pode aumentar. É que das 1.448 notificações somadas em 2012, 20 se referem a exames suspeitos que ainda aguardam resultados no Instituto Adolpho Lutz (IAL).

As novas vítimas acometidas desta vez, segundo Bertacco, são uma mulher de 48 anos e um homem de 26, ambos moradores do Jardim Paulista; uma mulher de 50 anos, residente no Sítio São Pedro; uma mulher de 62 anos, moradora da Vila Geni; uma mulher de 37, moradora do Morada do Sol; e uma mulher de 49 anos, moradora do Ana Jacinta.

Levando em consideração os casos positivos deste ano, ela faz uma ressalva com relação aos perigos da doença que dependendo das circunstâncias e da gravidade dos sintomas pode até levar a pessoa doente a óbito. E o que mais preocupa é que nesse cenário, o público feminino tem sido o mais vulnerável as picadas do Aedes Aegypti. “Das 239 pessoas que contraíram a dengue, 78 delas precisaram ficar hospitalizadas tem em vista os agravos resultantes da dengue. Ao todo, foram 50 mulheres e 28 homens”, confirma a educadora de saúde.

Por fim, ela pede atenção redobrada dos moradores em casa em relação aos recipientes que podem acumular água parada e consequentemente servir de local apropriado para proliferação das larvas do mosquito.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação