Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) promove a ação que traz como tema: ‘Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater’. A ação consiste numa capacitação no combate ao abuso sexual infanto-juvenil. O evento será realizado nesta sexta-feira (11/05), das 8h às 17h no auditório das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo. Na ocasião, são aguardados profissionais envolvidos no sistema de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.
A iniciativa tem como objetivo de instrumentalizar os diversos atores sociais sobre as formas de enfrentamento da violência sexual. O evento terá início às 8h com o credenciamento e a exposição da oficina ‘Autoproteção’, com as crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Morada do Sol. Às 8h30 ocorrerá à abertura com a participação da coordenadora do Creas, Andréia Almeida. Na oportunidade, será abordado sobre o serviço de proteção e atendimento à criança e adolescente vítima de violência. Em seguida, ocorrerá a apresentação da experiência sobre a oficina ‘Autoproteção’, realizada no Cras Morada do Sol. O tema contará com a participação da professora Renata Libório e equipe do Cras.
A capacitação terá continuidade com a palestra: ‘O Segredo da Tartanina’: Uma estratégia de proteção e prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil. O tema contará com a participação de Alessandra Rocha Santos Silva; Sheila Maria Prado Soma e Cristina Fukumori Watari. A palestra está prevista para ocorrer das 9h às 12h. Após o intervalo para almoço, o evento será retomado no período da tarde, das 13h30 às 17h com a realização da Oficina – “Vivenciando o Segredo da Tartarina. Construindo ferramentas para o trabalho preventivo de crianças”.
O evento alusivo ao ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’ conta com o apoio do Sesc Thermas de Presidente Prudente; Ambulatório de Atendimento as Vítimas de Exploração e Abuso Sexual (Aaveas); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente; Conselho Tutelar; Rede Criança; Promotoria da Infância e Juventude e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Serviço: Mais informações no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) através do (18) 3221-9399.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação