Seguem em ritmo acelerado, na zona leste de Presidente Prudente, as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santana, que depois de pronta passará a funcionar em caráter de plantão 24 horas para atender a demanda local e de bairros circunvizinhos. Para acompanhar de perto os trabalhos, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) visitou in loco o canteiro de obras, onde segundo a Construtora Molina – ganhadora da licitação –, os serviços já atingem estágio equivalente a 35%. Cerca de R$ 511 mil, provenientes de emenda do deputado Mauro Bragato (PSDB), além de contrapartida municipal, são investidos na empreitada.
Os trabalhos na UBS do Guanabara foram iniciados oficialmente no dia 19 de março, quando o chefe do Executivo e o vice-prefeito Marcos Vinha (PT) estiveram lá, para em cerimônia simbólica, assinarem a ordem de serviço autorizando a empreiteira a atuar no local. De lá pra cá, segundo o coordenador de Obras da construtora, Vanderlei César da Silva, o trabalho de fundação da área ampliada, que corresponde a 280 metros quadrados (m²), já foi executado em sua totalidade.
“Atualmente estamos terminando a alvenaria e estrutura que já atinge 90%. A previsão é de concluirmos essas demandas já na próxima semana, para que a partir daí possamos iniciar a próxima etapa que consiste na concretagem da laje, execução da cobertura, e instalação da tubulação elétrica e hidráulica”, explica ele, lembrando que esse espaço diz respeito a novas salas de atendimento.
E ao mesmo tempo em que agiliza a nova área construída, outros funcionários dão um trato no prédio já existente com o serviço de pintura. “Parte da pintura externa, o equivalente a 60%, já foi concluída. Depois, a área interna também será melhorada”, conclui Silva. Pelo contrato, o prazo de conclusão das melhorias é de quatro meses.
Depois de pronta, a unidade que foi inaugurada no dia 22 de setembro de 1998, passará a ter 800 m² de área construída. A ampliação possibilitará, por exemplo, mais conforto e melhor atendimento as 13.082 pessoas cadastradas na unidade que conta atualmente com cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, assistente social e auxiliares. Na prática, a reforma e ampliação são tidas como importantes pela gerência local, sobretudo porque possibilitarão maior assistência em termos de pronto-atendimento com o atendimento permanente que passará a ser oferecido lá.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação