A Prefeitura de Presidente Prudente realizou na tarde desta quinta-feira (3) uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentar as diretrizes do edital de chamamento para a Expô Prudente 2025, que virá com um novo conceito: ser um evento voltado para a família, promovendo cultura, gastronomia e o fortalecimento das empresas locais.

A 62ª edição da festa será realizada de 25 a 28 de setembro de 2025, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em comemoração ao aniversário da cidade. Com uma proposta moderna e inclusiva, a nova Expô terá portões abertos todos os dias, shows e atrações gratuitas, além de espaços temáticos voltados para todas as idades.

Entre os destaques está a ‘Fazendinha’, um espaço kids com pôneis, animais exóticos e interativos, pensado especialmente para atrair as famílias. “As crianças terão contato com os animais, o que torna a experiência lúdica e educativa para toda a família”, ressaltou o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Tiago Oliveira. 

A gastronomia também será destaque no evento. A praça de alimentação contará com diversidade de sabores de pratos simples aos mais elaborados e incluirá um concurso culinário onde ingredientes típicos da região serão o tema, como a batata-doce e o tradicional molho verde.

Outra novidade será a presença de espaços instagramáveis, transmissões ao vivo, atividades educativas e cursos voltados à agricultura familiar, realizado em parceria com instituições. Haverá ainda espaços específicos para a Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (FEAPP) e para o Fundo Social de Solidariedade.

O secretário municipal de Cultura, Paulo Sanches, destacou a valorização das expressões culturais locais. “O espaço ‘Raízes Prudentinas’ vai reunir culinária, música e artesanato, fomentando a pluralidade cultural da nossa cidade”, afirmou.

Já o secretário de Turismo, Welesy Cotini, reforçou o impacto positivo que a Expô terá na economia local. “A rede hoteleira, bares, restaurantes e o comércio como um todo se beneficiam desse evento tão aguardado. Também teremos um cuidado especial com a segurança e o bem-estar do público, incluindo a adoção do protocolo ‘Não se Cale’ para combater qualquer tipo de violência”, concluiu.

A audiência também explicou que o edital de chamamento público, para empresas interessadas em organizar a Expô Prudente 2025 deve ser publicado nos próximos dias. A Prefeitura de Presidente Prudente montará uma comissão para acompanhar a organização.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação