Na manhã desta quinta-feira (03/07), o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello - Tupã recebeu os idealizadores do Centro de Atendimento para Crianças Autistas ‘Anjo Azul’, de Presidente Epitácio, Alberto Barbosa (Tico) e Léia Cristo, acompanhados do vereador prudentino, Edgar Caldeira.
Também participaram da reunião de apresentação do projeto as secretárias Municipais de Educação (Seduc), Karina Gomes, e de Assistência Social (SAS), Ariane Jacintho, a assessora de secretaria da Saúde (Sesau), Débora Tiezzi, e os coordenadores da Juventude, Willian Hugo, e da Deficiência, Carlos Augusto Carvalho.
Na sede em Epitácio, o centro assiste gratuitamente 110 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma abordagem multidisciplinar, incluindo psicologia, fonoaudiologia, neurologia, terapia ocupacional, psicomotricidade e supervisão em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O tratamento é custeado pela associação, que recebe recursos de emendas estaduais, federais e municipais.
Além da sede, o projeto está em expansão. Mais cinco municípios da região demonstraram interesse: Teodoro Sampaio, Taciba, Martinópolis e Tarabai. O último em estágio em avançado de implantação, já em fase de cadastramento das crianças.
De acordo com Léia Cristo, é um trabalho diferenciado, que oferece todas as terapias necessárias às crianças que têm o laudo de TEA, tudo o que uma clínica particular oferece, além do tratamento também para a família, com psicólogos exclusivos para assistência aos pais ou responsáveis.
O prefeito Tupã elogiou o projeto, que traz muitos benefícios às crianças e dá suporte a vários setores da administração pública, como educação, saúde e assistência social. Tupã enfatizou o importante papel das associações e entidades, que realizam um trabalho fundamental.
Fonte: Secretaria de Comunicação