O prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã conquistou a vinda da Carreta da Saúde para Presidente Prudente, prevista para chegar em 23 de abril, que vai oferecer atendimentos oftalmológicos gratuitos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura integra o programa “Agora tem Especialistas”, do Ministério da Saúde.

A carreta funcionará diariamente, com atendimentos previamente agendados pela regulação municipal, e vai oferecer consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. As pré-consultas serão realizadas na primeira semana, a partir do dia 27 de abril. Já as cirurgias acontecerão a partir da segunda semana, em 4 de maio. A estrutura será montada nas dependências do Centro Olímpico, localizado na Avenida 11 de Maio, 2.011.

Durante os dias em que estiver na cidade, a unidade vai realizar 150 consultas diárias na primeira semana. A partir da segunda, serão 120 consultas por dia e mais 80 cirurgias de catarata, das 8h às 18h. A previsão é que a carreta fique em Prudente por 45 dias. Os últimos 15 dias são destinados ao retorno do pós-operatório.

Totalmente equipada, a Carreta da Saúde será composta por três estruturas, uma carreta e dois containers, que vai contar com centro cirúrgico completo, realização de consultas oftalmológicas pediátricas e adultos, realização de exames oftalmológicos e procedimentos cirúrgicos (catarata), acompanhamento pós-operatório e alta assistencial com prescrição de óculos quando indicado.

Conforme a secretária Municipal de Saúde (Sesau), Adriana Vitório, a Carreta vai atender as demandas de média e alta complexidade que aguardam atendimentos oftalmológicos em Prudente, com expectativa da fila ser zerada. Atualmente, há cerca de 10 mil pessoas de Prudente na fila da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

De acordo com os dados da Sesau, a demanda por oftalmologia tem, atualmente, 8.449 adultos (18+) aguardando consulta, com agendamentos desde maio de 2024. Também há 595 pessoas na fila para cirurgia de catarata. Entre o público infantil, 955 crianças (menores de 18 anos) aguardam atendimento oftalmológico, com fila referente a março de 2025.

Além de Prudente, outras cidades da região serão atendidas pela Carreta, totalizando 19 municípios assistidos, que encaminharão seus pacientes do SUS previamente agendados pela secretaria de saúde local.

O programa é ofertado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), garantindo a organização dos fluxos assistenciais e a continuidade do cuidado na rede pública.

Reunião com os 19 municípios

Na manhã desta terça-feira (14/04), equipes gestoras dos 19 municípios contemplados fizeram uma reunião por videoconferência para alinhar os encaminhamentos de pacientes à Carreta da Saúde. O encontro foi comandado por Cinthya Ramires Ferraz, da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS). Presidente Prudente foi representado pela secretária-adjunta, Débora Tiezzi, e Gisele Orrigo, do setor de Planejamento da pasta.

O programa

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias, o programa Agora Tem Especialistas tem, ao todo, 63 unidades móveis levando mais saúde a regiões de difícil acesso, com pouca estrutura para assistência especializada e cidades-polo, que são referência de atendimento para municípios do entorno, que é o caso de Prudente. Desde que começaram a rodar o país, carretas de saúde da mulher, de oftalmologia e de exames de imagem já passaram por 150 regiões de saúde.

Até o final deste ano, 150 carretas do Agora Tem Especialistas estarão em pleno funcionamento no país. Estruturadas com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, todas atuarão para desafogar a demanda reprimida por atendimento especializado de saúde em apoio aos estados e municípios.

O prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã, agradece ao Ministério da Saúde, especialmente ao ministro Alexandre Padilha, por contemplar a cidade com a iniciativa, que vai garantir o atendimento de Prudente e toda a região.



Fonte: Secretaria de Comunicação