Os avanços e os principais ganhos de Presidente Prudente conquistados nos últimos três anos por meio de empenho da administração municipal e de articulações políticas para obtenção de verbas externas junto aos governos federal e estadual. É assim que o assessor para Assuntos Especiais, Reinaldo Lázaro Ruas, resume os três anos de trabalho da atual gestão frente ao Executivo. Na entrevista, ele revela que em mais de mil dias de governo, os investimentos na cidade com recursos vindos de fora superaram a cifra de R$ 200 milhões. Também aponta a parceria e o respeito mútuo entre os poderes Executivo e Legislativo em benefício da população, bem como a relação do poder público municipal com parlamentares que representam a região na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Confira agora a entrevista na íntegra:

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Ao longo das entrevistas com os secretários, todos enfatizaram o fato da administração municipal de Presidente Prudente ter se empenhado ano passado, na busca de recursos junto aos governos federal e estadual. Na condição de assessor para Assuntos Especiais, o senhor considera 2011 como sendo um ano realmente bom nesse sentido? Há uma projeção de quantos conseguimos com recursos vindos de fora?

Ruas – Sim. Ano passado foi coroado na obtenção de recursos federal e estadual, mas temos que registrar que esse volume de verbas foi possível por conta das articulações feitas logo após as eleições de outubro de 2008 e intensificadas ao longo de 2009, 2010 e 2011 pelo prefeito Tupã [PTB] e o vice-prefeito Marcos Vinha [PT]. O resultado desse trabalho vem rendendo frutos nos três últimos anos. A cada ano novos pleitos são feitos à cidade e as articulações políticas se renovam na obtenção de novos recursos para obras estruturantes as quais a Prefeitura não teria condições de bancar com dinheiro do município. Como diz o prefeito Tupã, ‘ninguém governa sozinho’. Temos que sempre buscar parcerias. Se analisarmos os 1.100 dias de governo, constataremos investimentos de mais de R$ 200 milhões em verbas externas. Isso representa quase dois terços de um orçamento anual municipal. O prefeito e o vice são homens públicos dedicados e inovaram na administração local quando efetivaram essa busca incansável de recursos externos, porque o governo local tem projetos sólidos e isso conta muito quando você está na busca de recursos, quer seja na esfera federal, quer na estadual.

Secom – Além dos recursos viabilizados e repassados a Prudente em 2011, também há os valores empenhados e não necessariamente depositados na conta do município, não é isso? Considerando esse cenário, dá para dizer que novas cifras ainda devem contemplar Prudente em 2012? Há projeções otimistas para tal?

Ruas – Temos recursos empenhados junto as duas esferas de governo. Podemos citar, por exemplo, verbas para recape, da reforma e modernização do Centro Olímpico, entre tantas outras. É bom frisar que quando é feito o empenho dos recursos junto a um ministério ou Governo do Estado, o dinheiro está garantido, dependendo de questões burocráticas documentais para ser liberado e depositado na conta do município. Além dessas obras já em andamento na cidade, o prefeito anunciará em breve outras conquistas que estão em fase de análise conclusiva pelos governos federal e estadual.

Secom – Como o senhor analisa a relação dos poderes Executivo e Legislativo no atual momento vivido por Prudente? O senhor acredita que essa parceria tem resultado em ganhos para a população?

Ruas – Lógico. A Câmara Municipal, num todo, tem se dedicado de forma exemplar com os problemas da população, requerendo, indicando, solicitando providências ou criando legislação específica. Quanto à análise de projetos de lei de convênios de autoria do Executivo com as duas esferas de governo, o Legislativo vem atuando com dedicação. Os vereadores e vereadoras não medem esforços para acelerar a discussão, análise e aprovação dessas matérias, quase sempre enviadas em rito de urgência, porque os ministérios e o Governo do Estado, quando aprovam determinado convênio, pedem imediata aprovação Legislativa para liberar os recursos e isso ocorre sempre em prazo muito apertado. É a prova cabal do compromisso do Legislativo com a cidade e a contribuição da Casa nesse processo de desenvolvimento de Prudente. A relação entre Executivo e Legislativo é muito respeitosa e quem ganha é a população. Não vivemos mais em épocas de brigas políticas, como antes, mas sim de perfeita harmonia e independência dos poderes constituídos.

Secom – E a relação da administração municipal com parlamentares que representam a região na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo? Como é vista pelo senhor?

Ruas – O prefeito Tupã e o vice Marcos Vinha, desde que assumiram em janeiro de 2009, se comprometeram a abrir diálogo com todos os setores políticos da cidade e da região, especialmente com os parlamentares que representam Prudente. O prefeito e o vice, como já dito, estão sempre dispostos a unir forçar com quem quer contribuir com o desenvolvimento da cidade. A boa relação e a pacificação política na cidade tem rendido frutos aos cidadãos.

Secom – Ao longo de 2011, mais 26 bairros foram contemplados com o Sua Vida Melhor Ainda. Somados aos que também receberam o mutirão de embelezamento e prestação gratuita de serviços nos anos de 2009 e 2010, temos até agora 65 bairros contemplados em 24 edições. É uma quantidade que lhe agrada? Porque?

Ruas – A determinação do prefeito Tupã é no sentido de atender o máximo de bairros possível. Nosso mapa de atividades demonstra que atendemos quase a totalidade do cinturão de bairros periféricos, principalmente das zonas leste, oeste e norte. É um programa que envolve todas as secretarias municipais durante toda a semana e no sábado quando os serviços de atendimento direto à sociedade são levados à população.

Secom –Ainda considerando o Sua Vida Melhor Ainda, ele terá sequência agora em 2012? Já tem planejamento de quantos bairros devem ser percorridos neste último ano de gestão?

Ruas – Sim. Em 2012, o projeto ‘Sua Vida Melhor Ainda’ terá sequência e o planejamento de execução está em processo de finalização.

Secom – Por fim, o que os prudentinos podem esperar do Executivo em 2012?

Ruas – O prefeito Tupã tem afirmado que seu trabalho, independente do ano eleitoral, vai até 31 de dezembro de 2012. Ele tem demonstrado na prática que está empenhado em administrar, conquistar recursos e buscar soluções para problemas antigos. Avançamos muito nos três anos de governo, mas sabemos que temos muito o que fazer para melhorar a vida de nossos cidadãos. E é exatamente esse desafio que nos alimenta no dia a dia para superar as adversidades em nome de projetos político e administrativo sólidos. Enfim, os prudentinos podem esperar do governo, do prefeito, do vice e de todo secretariado dedicação ímpar em 2012.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação