Nas últimas terça (29/11) e quarta-feira (30/11), mais de 600 crianças e adolescentes com idades entre seis e 14 anos e que fazem parte do projeto Criança Cidadã e do Programa Atleta do Futuro (PAF), foram contempladas com novidades na rotina das atividades. Os meninos e meninas participaram do ‘Festival na Água’, evento realizado nas piscinas do Sesi do Parque Furquim. O evento, cujo objetivo era promover interação e o encerramento das ações do PAF deste ano, entre os núcleos Nochete, Morada do Sol, Alexandrina, Sabará e Cambuci, foi considerado um sucesso entre a garotada.

Conforme a coordenadora técnica do projeto Criança Cidadã e gestora do PAF pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Simone Tomiazzi, o festival proporcionou uma intensificação nas atividades realizadas durante o ano. “À vontade de todas as crianças que fazem aula de natação na piscina rasa, era entrar na funda. E neste dia, isso foi possível. Com a ajuda dos professores, todas conseguiram atravessar a piscina. Após este momento, os profissionais liberaram as piscinas para todos os alunos”, comenta.

Ela explica que essa vontade só não foi atendida antes porque o PAF é dividido em módulos que precisam ser seguidos corretamente. No local, além da interação entre os núcleos, os pequenos participam de brincadeiras, mini-torneios, entre outras atividades. “Foram atividades com uma finalidade lúdica. No final, todos receberam medalha de participação”, lembra.

Tomiazzi comemora a adesão do projeto pelas famílias das crianças atendidas. “Temos eventos no qual contamos com a participação da família. Temos também solicitações da família para promovermos eventos que englobem a participação dos pais e dos irmãos. E estudamos isso para o próximo ano”, ressalta. Para ela, promover eventos com essa finalidade é tão importante quanto às demais atividades desenvolvidas no PAF. “Como o nosso objetivo é a inclusão social através do esporte, eventos como esse faz com que atingimos o intuito do PAF. Além de promovermos a interação entre todos os núcleos que tem o Criança Cidadã, é um dia de festa para eles”, encerra.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação