Cerca de 50 crianças e adolescentes que passam por tratamentos oncológicos e hematológicos, no Instituto Rh de Presidente Prudente foram contemplados com uma festa de confraternização em comemoração ao Dia das Crianças. A confraternização foi realizada na manhã desta segunda-feira (10/10) no estacionamento do Instituto Rh, na Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo à Santa Casa. O evento que é organizado há cerca de 10 anos consiste numa iniciativa do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) com apoio da secretária Lucimar Torres Ribeiro, que ficou responsável pela organização da festa. Ela que já atuou no Instituto e acompanha as necessidades das crianças que passam por tratamentos no local.
A programação direcionada as crianças ocorre duas vezes ao ano, sempre no Dia das Crianças e no Natal. Na ocasião, o prefeito Tupã agradeceu a presença de todos e destacou que a realização da festa do Dia das Crianças é um pequeno gesto que tem como objetivo demonstrar o carinho e respeito a todas crianças que passam por momentos difíceis no tratamento.O prefeito Tupã aproveitou a oportunidade para realizar o convite a todas as mães e crianças para participar do Brinca Prudente que irá ocorrer no Parque do Povo, no dia 12 de outubro das 8h às 12h.
A festa realizada no Instituto Rh teve diversos atrativos que contagiaram as crianças e adolescentes com uma manhã diferente repleta de surpresas e alegrias. A animação ficou por conta do palhaço Paçoca que levou o show de mágicas, brincadeiras, teve também distribuição de bexigas e cama elástica a disposição dos pequenos. As crianças também puderam saborear diversas guloseimas como cachorro-quente, salgadinhos, além do bolo de chocolate e refrigerante. A comemoração especial das crianças teve distribuição de kits com diversas surpresas, além da entrega de brinquedos para todas crianças presentes.
De acordo com a gerente administrativa do Instituto Rh, Maria de Jesus Rena, a festa promovida todos os anos pelo prefeito Tupã tem alcançado resultados significados no tratamento das crianças. “Elas se sentem mais dispostas e com a auto-estima elevada para realizar as consultas, exames e dar continuidade ao tratamento”, revela a gerente. Segundo ela, é um momento bastante aguardado pelas crianças. “A nossa intenção é de unir todas as crianças juntamente com as mães para proporcionar um dia diferente para quebrar a rotina sofrida do tratamento”, ressalta a gerente que colabora na organização da festa.
Para a dona de casa, Julia Novaes Barbosa, 47 anos, que reside em Martinópolis, e acompanha o tratamento do filho João Paulo Novaes, 18 anos, a festa incentiva muito as crianças a não desistirem do tratamento. “As crianças ficam mais animadas depois de participar da festa e receber o carinho do prefeito Tupã”, revela Julia. Já a dona de casa, Marcia Bianchi, 40 anos, que acompanha a filha Giovana Biachi, 11 anos, no tratamento de oncologia, destacou que a organização da festa está de parabéns. Ela ressalta que é muito importante para as crianças serem lembradas neste momento de dificuldade. “A festa melhora a auto-estima e aumenta o interesse das crianças em realizar os exames e o tratamento médico”, conclui a dona de casa.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação