Neste sábado (20/08) ocorre a abertura da campanha contra o abuso e a violência a crianças, mulheres e idosos, ‘Quebrando o Silêncio’. Às 9h, defronte a TV Fronteira, tem início a carreata que terá termino às 10h no Centro Cultural Matarazzo. Em seguida começa a passeata que termina às 11h na Praça 9 de Julho, para a abertura oficial da mobilização que transcorre durante todo o mês de agosto. Na ocasião, além da distribuição de panfletos orientativos direcionados a crianças, e de revistas da campanha voltada para o público adulto, haverá apresentação musical do Grupo Nosso Amiguinho. No show, temas referentes a abusos e violências sofridas dentro e fora de casa, além da grande discussão em torno do bullying também serão tratados.

Conforme a coordenadora do Centro Adventista de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Cadeca), Dayane Maldonado Amaral, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da denuncia. “Fizemos um levantamento e vimos que não existem muitas denúncias aqui em Presidente Prudente. Sabemos que violência e abuso existem, não podemos fechar os olhos para isso. Ligamos a televisão e de minuto em minuto vemos um caso. Então com a campanha queremos encorajar as pessoas a começarem a denuncias os agressores”, comenta.

Ela diz ainda que normalmente nas agressões domésticas, a pessoa que agride está dentro da própria família. “Nesses casos, geralmente a própria família prefere omitir o agressor, ou seja, não o denuncia. Se não houver a denúncia, a violência se propaga”, pontua. “Precisamos quebrar o ciclo da violência”, emenda.

Na abertura oficial, estarão presentes autoridades municipais que representam os envolvidos na campanha. “No evento eles falarão sobre a importância da criação desta campanha”, conclui. O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) foi convidado a participar do evento.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação