Com as chuvas que voltaram a cair em Presidente Prudente, a patrulha agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), voltou a realizar os serviços de tombação e gradeação do solo. No mês de junho a Sedepp atendeu 12 pedidos de produtores rurais. Já em julho, com a chuva do dia 22, quando segundo o climatologista e supervisor da Estação Meteorológica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Tadeu Tomazelli, foram contabilizados cerca de 15 milímetros, a secretaria atendeu 17 pedidos. No último sábado (30/7) voltou a chover, conforme ele foram 3.4 milímetros. Não chovia em na cidade desde o dia 9 de junho, quando foram registrados aproximadamente 44 milímetros.

De acordo com o encarregado do setor Ernesto Cuba, após a primeira chuva, os pedidos de produtores rurais para tombação e gradeação já aumentaram. “Neste período é comum à solicitação desse trabalho, principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro, que são períodos de plantio”, relata. Na estiagem, as máquinas não conseguem tombar e gradear o solo para o plantio em lavouras devido à terra seca, além disso, esses procedimentos podem prejudicar os implementos agrícolas. Sem as chuvas, os produtores aproveitam para solicitar outros serviços da patrulha agrícola, como a roçagem.

Serviços – Pequenos e médios produtores interessados em solicitar este tipo de serviço devem procurar a Sedepp e protocolar requisição. A Sedepp fica na avenida Joaquim Constantino, 1.000. Mais informações no telefone (18) 3918-4200.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação