Para garantir o atendimento da população migrante de rua, a Prefeitura de Presidente Prudente oferece o serviço do Centro de Referência da População Migrante de Rua, conhecida como Casa de Passagem.O local oferece todo atendimento necessário como pernoite, alimentação, roupas, higiene, passagem de ônibus, entre outros serviços. Com a queda nas temperaturas, que antecede a chegada do inverno o local tem registrado aumento na procura pelos moradores de rua que buscam o local para fugir do desconforto do frio. Conforme a diretora do Departamento de Atenção Básica, Maria Helena Veiga Silvestre, o local está preparado para atender a demanda da população migrante de rua Ela ressalta que o aumento já é esperado pela equipe, que oferece todo suporte para quem procura o local.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência da População Migrante de Rua, Avelina Geraldo, o aumento no número de atendimentos tem aumentado gradativamente de acordo de com as quedas nas temperaturas. Segundo ela, na primeira semana do dia 01 ao 06 de maio foram registrados 214 atendimentos; na semana seguinte do dia 8 ao 13/05 foram cerca de 120 atendimentos. Já nesta semana de domingo (15/05) até esta quarta-feira (18/05) já foram 118 atendimentos, entre as pessoas permanecem na casa por mais de uma noite e aqueles que estão apenas de passagem. Sendo que no total desde o início de maio até o momento foram 452 atendimentos.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, a antiga Casa de Passagem oferece 40 leitos de acomodações, sendo que geralmente as ocupações não superam a capacidade de atendimento. Já que maior procura registrada é por atendimentos relacionados à alimentação, higiene e solicitação de passagens. Segundo Silvestre, quando o morador de rua procura a casa num primeiro momento é feita à identificação da pessoa e solicitação da segunda via dos documentos caso a pessoa tenha perdido.Em seguida, ocorre processo de triagem para verificar as necessidades de atendimento, como passagem de ônibus, pernoite, alimentação, transporte, higiene, roupa, entre outros. A diretora lembra que o local oferece todas as refeições como café da manhã, almoço, lanche, jantar e chá. Ela aconselha a população à não dar esmolas para os moradores de rua e sim pedir para procurar a Casa de Passagem.
Serviço: O Centro de Referência da População Migrante de Rua funciona ao lado da Secretaria de Assistência Social na rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 431, telefone 3223-6252
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO