A Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) agilizam o processo para instalação de nove lombofaixas em Presidente Prudente. Conforme o secretário da pasta, Luiz Abel Gomes Brondi, as novas faixas elevadas devem contemplar as unidades escolares que integram o programa Cidadescola. Segundo ele, a previsão é que a sinalização também seja colocada próxima à entrada da Escola Catarina Martins Artero, onde o programa de educação integral foi implantado neste ano, totalizando 10 faixas elevadas.

Conforme informações do Departamento de Compras da Secretaria de Finanças a empresa vencedora do processo da tomada de preço n° 49/2010 é a Construtora Carymã de Presidente Prudente. O valor do contrato é de R$ 202.303,094. O próximo passo será encaminhar o processo para a Seduc, que é responsável pela contratação da empresa. Sendo que após assinatura, o processo retorna para o setor para publicação. Após os tramites, a previsão é que a ordem de serviço seja assinada pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) ainda nesta semana, para que a empresa responsável possa iniciar os serviços no local.

Conforme Brondi, a colocação da sinalização nas proximidades das escolas tem como objetivo contribuir com o processo de educação no trânsito, que já é desenvolvido pela Semav na oficina de educação integral. “A implantação das faixas elevadas vem a somar com a proposta do Cidadescola. Através das faixas elevadas queremos conscientizar as crianças sobre os cuidados com o trânsito, além de envolver toda comunidade no processo de conscientização”, explica. Ele acrescenta que a participação dos pais no respeito à sinalização, ao reduzir a velocidade na travessia nos pedestres, devem garantir a segurança dos alunos.

Segundo Brondi, além das faixas elevadas que funcionam como redutor de velocidade para veículos, no local, também serão colocadas faixas de segurança para a travessia de pedestres. Os itens de segurança serão instalados em frente às nove escolas do Programa Cidadescola. São elas: Escolas Municipais (EMs) Ivo Garrido (Jardim Mediterrâneo), Maria do Socorro de Almeida (Cecap), Antonio Moreira Lima (Conjunto Habitacional Ana Jacinta), Carmem Pereira Delfim (Vila Líder), Giseli Dalefi (Jardim Universitário), Juraci Menezes Peralta (Jardim Humberto Salvador), Odette Duarte da Costa (Jardim Morada do Sol), Rosana Negrão Santos (Maré Mansa), e Vilma Álvares Gonçalves (Jardim Paraíso).

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO