Cerca de 4.600 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente farão na quarta-feira e quinta-feira desta semana a prova do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). São alunos dos terceiros anos e quarta séries do ensino fundamental que participarão da prova com questões de múltipla escolha nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, além de redação. Nesta quarta, será a prova de português para todos e redação aos alunos da quarta séria; enquanto que na quinta ocorrerá a avaliação de matemática.
A avaliação é organizada pela Fundação Vunesp, organizadora de concursos públicos e vestibulares da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e encaminhadas às secretarias municipais de Educação, que ficam responsáveis pela aplicação.
Baseada na perspectiva construtivista do conhecimento, a prova de língua portuguesa busca identificar o nível de conhecimento sobre o sistema de escrita e capacidade de ler com autonomia. Em matemática, avalia-se o grau de conhecimento sobre noções básicas referentes aos números, formas e representações gráficas. A proposta de redação possibilita que os alunos da quarta série desenvolvam uma reflexão escrita relatando experiência pessoal vivida, devidamente apoiados na leitura de textos-estímulo.
“O objetivo do Saresp é realizar um diagnóstico dos níveis de aprendizado dos alunos nas disciplinas específicas, para que essas informações possam auxiliar e direcionar o trabalho dos professores”, salienta a secretária Ondina Barbosa Gerbasi. "Através dos resultados da prova, a Secretaria pode traçar novas ações e projetos adequados para cada escola", completa.
“As provas são corrigidas em duplas, onde os orientadores não corrigem provas das unidades onde atuam”, explica a supervisora de ensino Mara Suzete Cabral. Ela acrescenta que 10% das redações feitas pelos alunos da quarta série serão corrigidas pela Vunesp. Os orientadores pedagógicos das escolas e a supervisão da Seduc ficaram responsáveis pela correção das provas e do restante das redações, o que deve começar na segunda-feira da semana que vem.
O resultado das provas gera a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que é um indicador da qualidade de ensino, onde cada escola é analisada individualmente, gerando uma média para o município. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo Idesp consideram-se dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar. Com os resultados do Idesp, são fixadas metas concretas a serem alcançadas anualmente para cada segmento da educação básica em cada escola. (por Samanta Cardoso Mtb 37.946)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO