A Prefeitura de Presidente Prudente segue dando apoio ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que coordena a força-tarefa montada para eliminar o incêndio subterrâneo na área localizada atrás da Escola Sesi, na Vila Furquim. Até a tarde desta sexta-feira (24), já haviam sido utilizados mais de 650 mil litros de água na operação. O trabalho vem apresentando resultados, com focos controlados na entrada do terreno.
A ação é executada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros, Usinas Cocal, Alto Alegre, Atena, empresa Tucanos, Cart, Eixo e pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura. Também participam da operação caminhões-pipa e maquinários da Prefeitura e das Defesas Civis de Álvares Machado, Indiana, Pirapozinho, Presidente Bernardes e Martinópolis.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Nogueira, a estratégia de injetar água diretamente no subsolo tem sido eficaz. “Depois de alguns dias de força-tarefa e de termos colocado em prática a estratégia criada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano, os resultados começaram a aparecer. Por isso, vamos manter o método durante o fim de semana”, destacou.
O método consiste na abertura de valas no terreno, por onde a água é aplicada para resfriar o subsolo e eliminar os focos de calor que geram a fumaça persistente na região.
Desde o início da semana, os trabalhos foram intensificados. O local, que é propriedade privada e vinha sendo usado irregularmente para descarte de lixo e entulho, foi lacrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ficando terminantemente proibida qualquer utilização.
A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos prepara uma medida judicial para responsabilizar o proprietário do terreno.
A Prefeitura reforça que atear fogo ou descartar lixo em áreas irregulares é crime ambiental, prática que causa danos ao meio ambiente, coloca em risco a saúde da população e pode provocar situações de difícil controle, como o incêndio registrado na Vila Furquim.
Escolas
Por conta da fumaça, as aulas nas escolas municipais que estão localizadas na região foram suspensas na quinta e sexta-feira. A expectativa é de que sejam retomadas na terça.
Fonte: Secretaria de Comunicação