A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Defesa Civil Municipal, segue acompanhando e atuando no combate aos focos de incêndio que atingem o município. Uma das situações mais desafiadoras ocorre em uma área localizada atrás do Sesi da Vila Furquim, onde há focos subterrâneos. Na manhã desta terça-feira (21), uma reunião no gabinete do Paço Municipal organizou uma força-tarefa para conter a fumaça e controlar o incêndio.

Estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Obras, além da Prudenco. O encontro foi conduzido pelo vice-prefeito José Osanam e contou também com a participação de um representante da escola local.

Como medida imediata, as equipes iniciaram, na tarde de hoje, a abertura de uma vala ao redor da área atingida, que será preenchida com água para resfriar o solo e conter os focos subterrâneos.

“A ideia é que a água resfrie os materiais que continuam queimando sob a terra, ajudando a controlar a fumaça e eliminar os focos ainda ativos”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Felipe Nogueira.

A área, que é particular e vinha sendo utilizada como suposto local para descarte de entulho clandestino, foi interditada hoje por apresentar risco à saúde e alta toxicidade na fumaça. A partir de agora, a entrada de veículos está proibida.

A situação se arrasta desde setembro, quando um incêndio atingiu a Mata do Furquim, destruindo cerca de 1.600 m² de vegetação. Na época, moradores da região relataram que o fogo poderia ter sido criminoso. Desde então, o local utilizado irregularmente segue queimando sob a terra.

De acordo com a Defesa Civil, somente neste mês foram registradas 41 ocorrências de incêndio em áreas urbanas e rurais de Presidente Prudente. Além dos danos à fauna e à flora, as queimadas afetam diretamente a qualidade do ar e a saúde da população.


Fonte: Secretaria de Comunicação