Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com energia elétrica, é realizada a V Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica, com o tema: 'Siga em Frente com essa Idéia'. A iniciativa é da empresa Caiuá e da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradaee).
A abertura foi realizada nesta segunda-feira na Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, no bairro Maré Mansa, onde cerca de 80 alunos do ensino fundamental receberam, nos períodos da manhã e da tarde, orientações do técnico de Segurança do Trabalho, Alessandro Tagliari Feba.
Em sua palestra, de forma bastante didática, Feba explicou, através de vídeos, de onde vem a energia elétrica, como funciona uma usina e deu dicas de economia e segurança. “É importante alertá-los que mesmo durante uma simples brincadeira como empinar pipa, caso enrosque numa rede de alta tensão, pode causar um acidente fatal”, frisa.
Durante as ações de conscientização, foi distribuída uma cartilha que apresenta aos alunos as principais causas de acidentes com choque elétrico, dicas de segurança bem como prevenção a acidentes durante a instalação de antenas de TV, obras, soltar pipas perto de redes elétricas e em ligações elétricas clandestinas. Finalizando a palestra, Alessandro apresentou aos alunos uma maquete de uma casa onde é detalhado o consumo de energia em cada cômodo.
Segundo a Abradee, só em 2009, o contato com os fios da rede elétrica da rede de energia elétrica causou a morte de 280 pessoas em todo o Brasil.
De acordo com a professora oficineira de meio-ambiente Aline Pereira da Silva, o projeto da Caiuá veio ao encontro do que vem trabalhando no projeto Cidadescola, pois aborda a relação do homem com o meio ambiente "os alunos como agentes multiplicadores, levam o conhecimento a família e venho percebendo que através das nossas atividades práticas, estão cobrando atitudes ecologicamente corretas dos pais, como lavar o carro com balde, por exemplo.”
Além das palestras em escolas, fazem parte da programação blitz na construção civil e no Calçadão da Maffei, no centro de Presidente Prudente. Outras escolas municipais que receberão as palestras são Ivo Garrido, às 9h desta terça-feira (9/11) e a Giseli Dalefi, na quarta-feira (10/11), às 9h e às 14:30h. (por Samanta Cardoso – Mtb 37.496)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO