O chefe do executivo de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello - Tupã, foi premiado como Prefeito Inovador 2025, reconhecimento entregue durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, que aconteceu nesta quinta-feira (07/08), na Fundação Inova.

Presidente Prudente foi premiada pelo projeto Protocolo Digital, implementado pela administração municipal junto às secretarias, por meio da Setec, para proporcionar maior eficiência e economia na tramitação dos processos internos da prefeitura.

A cerimonia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Prudente, William Leite, do diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, do subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado de São Paulo, José Police Neto, do secretario Municipal de Tecnologia de Prudente, Helton Sapia, além do prefeito Tupã.

Tupã agradeceu pelo reconhecimento a Presidente Prudente e agradeceu a todos que colaboraram com a realização do evento. “Nossa cidade está muito honrada em receber esse prêmio. É o reconhecimento do trabalho feito pelos colaboradores da prefeitura e de todos os municípios premiados. Atualmente, por menor que seja, nenhuma cidade consegue trabalhar sem a tecnologia, é ela que garante agilidade aos serviços prestados aos munícipes”.

O subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado de São Paulo, José Police Neto, que representou o governador Tarcísio de Freitas, comentou que a tecnologia acelera os processos de conhecimentos. Neto declarou que a Inteligência Artificial continua sendo humana, porém, ampliada pela máquina. “Nós, como agentes públicos, temos a difícil tarefa de definir onde os recursos serão empregados, já que as demandas são muitas. A Inteligência Artificial, ou Aumentada, pode ser um recurso para decidir onde atuaremos primeiro, diante de tantas necessidades”.

Diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, falou sobre a mudança tecnológica percebida, principalmente, após a pandemia, que não pode ser mais ignorada pelas prefeituras. “A tecnologia precisa deixar de ser vista só como questões com internet e passar a ser tratada como forma estratégica por todos os setores”.

O secretário da Setec, Helton Sapia, comentou sobre a importância de Prudente promover eventos como este, para que experiências sejam trocadas, considerando o bom funcionamento da máquina pública.

“Prudente só vai crescer se os demais municípios da região também crescerem. Portanto, partilhar os conhecimentos, a troca de saberes e o estreitamento das relações, são ações fundamentais para melhorar o dia a dia da nossa população”, afirmou Sapia.

Helton também foi responsável pelo início das apresentações dos projetos com a explanação do Programa Prudente + Inteligente, uma das inovações implantadas na administração de Prudente.

Outras premiações

Além de Prudente, outros municípios foram reconhecidos por suas praticas: Adamantina, José Tiveron pelos processos administrativos sem papel. Junqueirópolis, sob a responsabilidade de Neto Furini, pelo Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, e em Tupi Paulista, Juliano Guiro pelo Programa Rotas Rurais.

Em Flora Rica, Fábio Luiz Florentino de Faria pelos kits de robótica para alunos do 6° ao 90 ano, enquanto em Irapuru, Mazinho, por tablets para agentes comunitários de saúde. Em Dracena, Geni Lobo desenvolveu a implantação do Projeto Detecta. Em Osvaldo Cruz, Vera Morena, foi premiada pelo canal de atendimento online para a Ouvidoria Municipal.

A cidade de Álvares Machado, Chiquinho Boigues foi premiado pela iniciativa de teleatendimentos médicos na Unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Parque dos Pinheiros. O município de Martinópolis, Valdeci Filho, organizou o projeto de Turismo Inteligente, com pagamento digital de pedágio na Represa Laranja Doce.

Mariápolis, Ricardo Watanabe, recebeu o reconhecimento pela modernização tecnológica das salas de aula com TVs Smart. A cidade de Pracinha, representada por Laércio Biasi, foi premiada pelo endereçamento rural digital. Salmourão, Sônia Gabau, pela instalação de iluminação urbana com tecnologia LED, assim como Pirapozinho, com o prefeito Lucas Padovan Pavani, pelo sistema de iluminação pública 100% em LED. Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, recebeu a honraria pela instalação de 110 painéis solares de microgeração fotovoltaica. Rinópolis, Graziela Tomé, pela entrega de notebooks para as escolas municipais.

Fonte: Secretaria de Comunicação