A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), publicou nesta terça-feira (12/08), em edição extraordinária do Diário Oficial, o Decreto N° 36.847 que regulamenta a concessão do serviço de implantação e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul.

Na manhã desta quarta-feira (13/08), foi realizada uma reunião entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, comerciantes, Associação Comercial (Acipp) e representantes da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

A ideia da gestão é implantar um modelo totalmente digital e informatizado, seguindo o que determina a Lei Municipal nº 10.515/2021 e o Código de Trânsito Brasileiro. A concessão será feita por meio de licitação, na modalidade concorrência, com prazo inicial de 180 meses, podendo ser prorrogada por igual período. 

A explicação sobre o novo modelo e seus benefícios foi apresentada hoje para os comerciantes na Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente pelo secretário da pasta, Adauto Bibiano.

“Queremos construir um sistema digital que fortaleça e facilite quem precisa circular pela área central de Prudente. Nesta reunião, abordamos as dúvidas e falamos sobre os pontos positivos como a estimativa de aumento da rotatividade e a facilidade para encontrar vagas disponíveis, tendo em vista o georreferenciamento”, disse o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano. 

A Zona Azul abrange o quadrilátero central, abrangendo as ruas Barão do Rio Branco, Rui Barbosa, Doutor Gurgel, Joaquim Nabuco, Siqueira Campos, Ribeiro de Barros, Tenente Nicolau Maffei, Marechal Deodoro, além do estacionamento da Rodoviária e as Avenidas Washington Luiz, Manoel Goulart e Brasil.

“A concessão vai garantir um sistema moderno e eficiente, com serviços contínuos, seguros e a preços acessíveis, proporcionando maior rotatividade de vagas e organização do trânsito na área central”, acrescentou o secretário.

Desde o início da nova gestão, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Acipp tem realizado ações que promovem interação e diversão na área central, o que tem movimentado o comércio Prudentino. 

"Nós, da Associação Comercial, apoiamos a modernização do sistema da Zona Azul para o modelo digital. Essa atualização é importante, pois acompanha a realidade de outras cidades e pode trazer mais praticidade tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Essa é uma pauta que acompanhamos há muito tempo e que foi retomada pela atual administração. Estamos confiantes de que essa mudança contribuirá para um centro mais organizado, atrativo e favorável aos negócios", disse o presidente da Acipp, Raul Audi. 


Fonte: Secretaria de Comunicação