O funcionário de carreira guindado ao cargo de secretário municipal de Finanças, Cadmo Lupércio Garcia, diz que a administração municipal de Presidente Prudente atravessa um momento ímpar, por agir sob o signo da honestidade. Leia:
No seu entendimento Presidente Prudente chega aos 93 anos tendo o que comemorar?
Hoje, Prudente tem o que comemorar. A Prefeitura de Presidente Prudente paga todos seus fornecedores em dia. Tudo o que é comprado no município é licitado. É o melhor preço. Os fornecedores não precisam nem vir aqui na Prefeitura para receber. Tudo é tudo creditado na própria conta. Então, é tranqüilo. Atualmente existe briga entre os fornecedores para vender para a Prefeitura de Prudente, O que acontece lá fora (outros municípios), aqui não acontece. Aqui acontece ao contrário. Isso é a credibilidade que o município passa, a administração passa para a população .
Como a prefeitura trata o fornecedor?
O fornecedor é tratado com maior carinho. É o seguinte: prestou o serviço, tem a certeza de que vai receber em dia. Então, como já disse, tem até briga, no bom sentido. Um querendo vender a preço mais baixo que o outro, mas porque sabe que vai receber. Com isso sai ganhando a economia municipal que força os preços para baixo.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que as contas as contas da administração estão em dia?
Perfeitamente em dia .Hoje, Presidente Prudente está numa situação tão favorável , que não tem preocupação. Folha de pagamento e até o 13º já estão creditados em conta. Creio que até o dia 20 de dezembro, nos termos de procedimento, será paga toda a folha do ano todo. Então, a situação da Prefeitura é bem tranqüila. Os projetos estão sendo tocados com tranqüilidade. Todos os projetos do prefeito Milton Carlos de Mello `Tupã`(PTB) não são sendo bloqueados. Com certeza, a gente vai fechar o ano com tranqüilidade e com recursos em caixa. Tudo está sobre controle.
Enquanto muitos municípios brasileiros vivem em crise econômica qual que é o segredo dessa estabilidade financeira da Prefeitura de Presidente Prudente?
Honestidade. Primeiro de tudo, honestidade. A administração Tupã e Vinha (vice-prefeito Marcos Vinha, PT) não tem interferência na Secretaria de Finanças. Tudo é licitado. Não tem benefício para nenhum fornecedor, para ninguém. Outra coisa que é interessante: eles tem disposição em buscar recursos fora. Isso faz com os secretários corram atrás. Existem convênios em todas as áreas, tanto federal quanto estadual. Não há distinção de governo. O negocio é olhar para a população de Presidente Prudente. Igual ele diz (Tupã) não se tem cor partidária; o negocio é a população. Isso facilita muito.
Então, essa é a razão de tantas obras?
Com certeza. E a credibilidade que eles estão passando junto ao governo federal e ao governo estadual. Para fazer uma operação de credito financiamento, passa-se por um rigoroso tramite legal. Até o Senado verifica se as contas do município estão em dia. Com tudo isso, fica mais fácil receber recursos de fora.
Como funcionário de carreira, que já passou por varias administrações, como o senhor avalia a atual administração?
Essa administração atual a gente vê com carinho, com grande êxito. Por que? Porque nunca vi as finanças tão bem. Tanto o Vinha como o prefeito Tupã ouvem a gente. Em todos os aspectos, em todas as secretarias, são tomadas atitudes sempre ouvindo as pessoas. Por isso é que está sendo esse sucesso; se vai no caminho certo, tanto para eles como para população. (foto Olímpio Moura)
Fonte: Secretaria de Comunicação