A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) elaborou um Protocolo de Padronização da Atenção Básica, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, para ser implementado nas unidades do município. O protocolo foi apresentado aos servidores da pasta em dois dias, 08 e 09 de setembro, na Inova.
Na ocasião, a secretária, Adriana Vitorio, ressaltou a importância da organização dos agendamentos, do fortalecimento dos trabalhos coletivos e da ampliação dos serviços prestados em rede, que passam a seguir um padrão próprio de atuação.
O protocolo, já em vigência nas unidades de Prudente, foi elaborado por profissionais da rede municipal que possuem experiência direta na Atenção Básica e está alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde, assegurando que as práticas preconizadas sejam aplicadas integralmente aos usuários do sistema.
Além da secretária, o protocolo foi apresentado por outros servidores que supervisionam algumas áreas, como Marcelo Cayres, supervisor médico da Sesau, a coordenadora das ESFs, Gisele Mariotini Orrigo, a enfermeira responsável pela saúde da Mulher, Denise Campanharo, o coordenador do Programa DST/Aids, Jefferson Saviolo, entre outros.
Prudente conta com 37 unidades de saúde, atualmente, sendo 26 ESFs e 11 UBS.
Fonte: Secretaria de Comunicação