Presidente Prudente comemora, no próximo dia 14 de setembro, o aniversário de 108 anos de fundação do município. Neste aniversário, a cidade pode celebrar grandes avanços na gestão, liderada pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”, em setores como saúde, educação, habitação, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano e econômico e dezenas de projetos pensados para o futuro.
- Infraestrutura e zeladoria: Prudente tem hoje 550 bairros e 4.177 logradouros, mantidos com manutenção constante das vias. Prova disso é que Prudente conquistou R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares do deputado Mauro Bragato para recapeamento asfáltico em toda a cidade.
- Na limpeza pública, Prudente voltou aos trilhos, como prioridade da gestão. A prefeitura investiu em novos equipamentos, máquinas roçadeiras e valorização do trabalhador, zelando pelos 550 bairros, atendendo também as praças e parques públicos, com atenção especial ao cartão-postal de Prudente, o Parque do Povo, uma das maiores áreas verdes da cidade.
- Na Saúde, Prudente ganhou o selo esmeralda do ‘Cidade Abraçar’, certificação que reconhece o cuidado com doenças respiratórias. Na saúde da mulher, a administração municipal anunciou a realização de 4.350 exames de prevenção ao câncer de mama. No cuidado aos pacientes, uma das prioridades é a diminuição do tempo de espera nas unidades de saúde.
O combate à dengue também ganhou um novo capítulo: Prudente foi a primeira cidade do Estado a receber uma biofábrica do método Wolbachia, um forte aliado no combate ao mosquito transmissor.
- Na parte Cultural, são inúmeros projetos e avanços, como a restauração do Centro Cultural Matarazzo, para preservar a história de Prudente, entre outros projetos inovadores que levam cultura para a população, como o “Centrô” aos sábados, feiras de artesanatos, o Revelando SP, além dos festejos juninos e de carnaval que foram retomados neste ano, bem como, toda a programação cultural de shows e atrações organizados durante o ano.
- Mobilidade Urbana e Habitação: Prudente avança com novos projetos habitacionais. Foram conquistadas 740 novas moradias pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Serão 340 unidades na Vila Aurélio e mais 400 apartamentos distribuídos nos residenciais Itamarati, Girassóis e Terceiro Milênio. O prefeito já assinou o projeto e o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelas obras.
Para melhorias em Mobilidade Urbana, incluindo a construção de pontos de integração e ciclovias - Prudente foi contemplada com R$25 milhões do Novo PAC.
- Desenvolvimento econômico: Caminhos subterrâneos estão sendo traçados para uma tecnologia pioneira, que coloca Prudente no cenário nacional como a primeira cidade a implantar gás biometano, que ainda neste ano atenderá algumas empresas da cidade. Prudente também implantará o primeiro Distrito Empresarial às margens da Avenida Nair Sylla Garcia.
Educação: o aprimoramento do Programa Cidadescola, lançado pelo prefeito Tupã em 2010, alcançou reconhecimento e projeção nacional. A iniciativa de ensino integral, neste ano, completa 15 anos, com milhares de alunos atendidos e centenas de parceiros. O prefeito Tupã retomou, neste ano, a oficina de inglês para 2.400 alunos, além de dezenas de outras oficinas nas áreas de esportes, cultura, meio ambiente, entre outras. A cidade também obteve o índice 6,6 no IDEB, portanto acima da média nacional e estadual.
108 anos de história
A cidade iniciou sua demarcação na região central, onde estão os bairros mais antigos. A primeira demarcação de rua ocorreu no perímetro da Avenida Washington Luís, onde ainda se encontram paralelepípedos e o bebedouro de animais, patrimônio histórico.
Prudente conta com 550 bairros e 4.177 logradouros, sendo – o bairro Ana Jacinta o mais populoso, e o - Conjunto Habitacional João Domingos Netto, o maior conjunto habitacional da cidade.
Nestes 108 anos de fundação, são muitos caminhos e avanços que Prudente já alcançou, e muitos que ainda serão percorridos, sempre pautados na prioridade de cuidar dos mais de 240 mil habitantes que, em solo prudentino, plantam e colhem sonhos, projetos que vislumbram novos caminhos de crescimento e desenvolvimento.
Fonte: Secretaria de Comunicação